Unidade do IFCE será instalada em Guaramiranga

13 de julho de 2012 - 18:02

O Governo do Estado e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) firmaram, no último dia 10, parceria visando à instalação de um centro de excelência para formação em turismo, gastronomia, hotelaria e eventos, na cidade de Guaramiranga (CE).

Durante solenidade realizada no Auditório da Secretaria do Turismo (Setur), o secretário do Turismo, Bismarck Maia, e o reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, assinaram convênio cedendo a antiga mansão de veraneio dos governadores do Estado para a instalação de uma unidade de ensino e pesquisa voltada para o turismo, a ser administrada pelo Instituto.

A construção – feita sobre uma colina, em 1978 –, possui 16 apartamentos, três salões, restaurante, varandas, piscinas, sauna, jardins e horta. Desde 1990, tinha uso semelhante, pois abrigava o Hotel Escola do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), onde eram ofertados cursos de qualificação para serviços de garçom, barman, camareira, entre outros.

De acordo com Bismarck Maia, com a parceria entre Setur e IFCE será ampliada a capacidade de uso do imóvel e a oferta de cursos. “Vamos ter um projeto bem maior do que havia antes, o que apenas uma instituição de ensino superior poderia oferecer, dotando o Maciço de um centro de excelência em turismo, o que vai fomentar a atividade na região, qualificando e gerando empregos para os moradores, além de inserir práticas sustentáveis”, afirmou.

A expectativa é de que, até o final do ano, o imóvel volte a funcionar. Para isso, receberá investimentos de R$ 2 milhões em melhorias na cozinha, apartamentos, ambientação e sustentabilidade (reuso de água e e tratamento de resíduos). Em uma primeira fase, o local funcionará como hotel, centro de eventos da rede de Institutos Federais (apenas no Ceará, são 29 unidades) e cursos de formação continuada. Em um segundo momento, abrigará regularmente cursos de graduação e pós-graduação. / Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria do Turismo do Estado.