Pronex divulga projetos selecionados no Edital 05/2011

13 de julho de 2012 - 18:10

O Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (Pronex) divulgou, no dia 4 de julho, o resultado do Edital 05/2011Pronex/Funcap/CNPq. Voltado ao apoio de grupos de pesquisa consolidados e de qualidade científica comprovada pela produção e titulação de seus componentes, a iniciativa destinou R$ 2.495.834,74, a serem utilizados como suporte financeiro para garantir a continuidade e execução de projetos de relevância científica.

Após um criterioso processo de avaliação, a última etapa da seleção foi realizada na sede da Funcap, em 10 de maio, com participação do Comitê Misto Funcap/CNPq, composto pelos professores: Dr. Marcos Dajczer (IMPA, PQ1A); Dr. Eudenilson Lins de Albuquerque (UFRN, PQ 1A); Dra. Thereza Christina Monteiro de Lima (UFSC, PQ 1C) e Dr. Tarquinio Prisco (UFC, PQ Senior).

Finalizada a escolha dos projetos – que também foi acompanhada pelos representantes do CNPq e da Funcap, professores Éderson Manzoato e Cláudia Linhares Sales, respectivamente –, o resultado foi homologado pelas diretorias das instituições, tendo sido contempladas quatro propostas: “Núcleo de Estudos em Nanoestruturas de Carbono” (Física/UFC); “Núcleo de Pesquisa e Extensão
em Motilidade Gastrintestinal” (Medicina/UFC); “Núcleo Multidisciplinar de Investigação de Nanomoléculas Bioativas: Síntese/Tecnologia Farmacêutica/Farmacologia/Toxicologia” (Farmacologia/UFC) e “Núcleo de Análises Geométricas e Aplicações” (Matemática/UFC).

“A seleção dos projetos, mesmo depois da avaliação dos pareceristas ad-hoc de fora do Estado, todos bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, com nível pelo menos igual ao do proponente, requereu toda expertise e experiência do Comitê Avaliador, em virtude da qualidade do material submetido. Devido ao limite dos recursos, alguns excelentes projetos não puderam ser contemplados. Mas continuamos à disposição para celebrar novos convênios Pronex e atender satisfatoriamente aos núcleos de excelência do Estado”, destacou Cláudia Linhares.

Desenvolvimento científico

Professor do curso de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenador do Núcleo de Estudos em Nanoestruturas de Carbono – um dos contemplados por esse Edital –, Antônio Gomes de Souza ressaltou a importância dos recursos, que vão ampliar e garantir continuidade às pesquisas em materiais de carbono, desenvolvidas no Estado há mais de uma década.

“Com apoio da Funcap nos programas Primeiros Projetos e Infraestrutura Laboratorial montamos a estrutura para produzir nanotubos e grafenos. O Pronex vai possibilitar ampliar a infraestrutura de caracterização e análise dos materiais, bem como a aquisição de equipamentos para produzir, usando o método hidrotérmico, nanocarbonos a partir dos resíduos da indústria pesqueira e das agroindústrias”, informou Gomes.

Segundo o pesquisador, o uso desses resíduos possibilitará produzir materiais de alto valor agregado, que serão testados em aplicações ambientais e biotecnologia. “Os recursos também serão aplicados em aquisição de infraestrutura computacional para modelagem de propriedades dos nanocarbonos”, complementou.