Secitece discute criação de pós-graduação em Robótica e Automação

12 de julho de 2012 - 12:02

Formar mão-de-obra cearense a nível superior nas áreas de Robótica e Automação para atuar nos projetos estruturantes do Governo do Estado. Este foi o assunto discutido em reunião realizada no último dia 10, no gabinete do secretário-adjunto da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Almir Bittencourt, que reuniu pró-reitores de pós-graduação de universidades cearenses.

O debate versou sobre a implantação de cursos de pós-graduação interinstitucionais, a princípio entre as universidades que já possuem iniciativas mais avançadas na área. A ideia é a criação de cursos de Especialização – como forma de inserir no mercado profissionais em Robótica e Automação –, e ainda um Doutorado.

De acordo com Bittencourt, há todo um cenário promissor em Inovação no Estado. “O Ceará inclusive já tem representatividade no segmento e neste momento queremos fomentar esta profissionalização, como forma de suprir as demandas que vêm com a implantação dos projetos estruturantes”.

Participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Gil de Aquino Farias; o pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Gilmar Lopes Ribeiro; e a vice-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor), Lilia Teles.

Fonte: Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará