Fórum Internacional de Software Livre acontece em Porto Alegre

11 de julho de 2012 - 17:50

Maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores do mundo, o Fórum Internacional de Software Livre (Fisl) chega à sua 13ª edição, que será realizada de 25 a 28 de julho, no Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre.

Privilegiando o cooperativismo, a sustentabilidade e a liberdade como temáticas, o evento traz como uma das grandes novidades deste ano a “Rodada de Negócios e Competências em Tecnologias Livres”, organizada com o apoio do Sebrae-RS. A ação objetiva aproximar empresas que produzem e contratam serviços de TIC e utilizem tecnologias livres tendo como foco a complementaridade de competências.

Com inscrições abertas nas categorias “individual”, “estudante”, “caravana”, “corporativo” e “governo”, este ano o Fisl inova também na forma de garantir a participação: pela primeira vez em um evento no Brasil serão aceitas moedas virtuais (BitCoins) na compra de ingressos.

A programação geral, como de costume, está sendo montada com a colaboração da comunidade Software Livre de todo o País. Além das palestras submetidas à organização do evento, já estão confirmadas apresentações de profissionais com destaque no Brasil e no mundo, entre eles: Jon Maddog Hall, presidente fundador da Linux Internacional; Randal L. Schwartz, “o mago do Perl”; Amir Taak, conhecido pelo desenvolvimento do projeto Bitcoin, e Sérgio Amadeu da Silveira, presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e um dos grandes implementadores dos Telecentros na América Latina.

Outra característica do Fisl é englobar atividades e palestras ligadas à cultura livre. Este ano, além de mostras de vídeo, apresentações artísticas e musicais, haverá também o Festival de Robótica Livre. A programação do evento conta ainda com o Workshop Software Livre, que exibe painéis de trabalhos acadêmicos da área, e a produção de conteúdo por meio da TV e Rádio Software Livre.