Funcap propõe reajuste de bolsas acadêmicas

10 de julho de 2012 - 12:32

Visando nivelar os valores das bolsas acadêmicas concedidas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) ao reajuste que as agências federais oferecerão aos bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado de seus respectivos programas, o Conselho Deliberativo da Funcap decidiu, em reunião realizada no dia 2 de julho, propor um reajustamento seguindo a definição conjunta da Capes e do CNPq.

Resultado de uma avaliação detalhada do demonstrativo financeiro da Funcap para 2012 – incluindo valores já executados e previsões até o final do ano –, a medida propõe que as bolsas de Iniciação Científica sejam reajustadas para R$ 400, as de Mestrado para R$ 1.350 e as de Doutorado passem a R$ 2.000.

De acordo com a Presidência da Funcap, tão logo seja publicada a Portaria Conjunta Capes-CNPq que trata dos reajustes das bolsas, será enviada ao presidente do Conselho Superior da Fundação a proposta deliberada, solicitando a aprovação dos novos valores. Além disso, será demandado junto ao Conselho de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerf) o aumento do limite finalístico da Instituição, conforme impacto previsto pela Diretoria Administrativa Financeira.