Pesquisa apoiada pela Funcap será apresentada em evento internacional sobre plantas ornamentais

8 de junho de 2012 - 11:56

08/06/2012

A palestra “Identification of Dasheen mosaic virus in Anthurium andraeanum by Immune Precipitation Polymerase Chain Reaction in Brazil”, será proferida pelo professor José Albersio de Araujo Lima, do Laboratório de Virologia Vegetal da Universidade Federal do Ceará (UFC), durante o 13º Simpósio Internacional de Doenças de Plantas Ornamentais Ocasionadas por Vírus (The 13th International Symposium on Virus Diseases of Ornamental Plants – ISVDOP 13). O evento será realizado na Noruega de 24 a 29 de junho.

Segundo o professor Albersio, o trabalho é resultado das atividades de pesquisa da equipe científica do Laboratório de Virologia Vegetal da UFC, dentro da proposta do PRONEX/FUNCAP/FCPC: Inovação e Excelência em Identificação e Controle de Vírus de Planta no Ceará.

Para o estudo, foram coletadas folhas e flores de antúrios sintomáticos em Baturité. O material foi levado para o Laboratório de Virologia Vegetal da Universidade Federal do Ceará e a presença de vírus foi detectada por uma inovação tecnológica desenvolvida pela equipe do Laboratório envolvendo métodos sorológicos e moleculares. As plantas apresentavam mosaico, listras cloróticas ao longo das nervuras foliares e desenvolvimento reduzido.

O desenvolvimento da infecção pelo vírus em antúrios provoca degradação da cor nas flores e deformações, com conseqüências graves em aparência e na qualidade. Considerando a importância do Dasheen mosaic virus (DMV) para a produção de antúrios no Estado, estratégias de controle estão sendo tomadas para evitar a disseminação do vírus por propagação do tecido das plantas para produção de mudas clonadas livres de vírus.