Confap apresenta versão preliminar do sistema de indicadores

5 de junho de 2012 - 14:00

05/06/2012

A versão preliminar do Sistema de Indicadores das Fundações de Amparo à Pesquisa (Sifaps) foi apresentada oficialmente na semana passada durante o Fórum Confap, realizado em Goiânia. O Sifaps traz dados sobre os avanços e os investimentos das fundações estaduais de amparo à pesquisa (FAPs) do país.

Desenvolvida desde 2009, o sistema agrega informações de relevância e poderá gerar indicadores capazes de demonstrar a real situação dos investimentos em cada unidade da Federação. De acordo com o coordenador do Projeto Sifaps, Roberto Pacheco, os dados podem ainda auxiliar na formulação de política públicas. “Acreditamos que os indicadores permitirão aos gestores pensarem estrategicamente as ações de CT&I em nível local e nacional de forma a garantir resultados positivos e integrados. Estes dados vão contribuir com os levantamentos que o MCTI já vem fazendo”, destacou Pacheco.

Por enquanto, há no sistema informações de 17 FAPs. Até o fim deste ano, o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Mario Neto Borges, acredita que os dados das 26 fundações estejam inseridas no sistema. “A apresentação desses indicadores vai gerar cada vez mais a transparência das informações, uma vez que se está falando de recursos públicos investidos. São recursos que demoram de médio a longo prazo, mas quando se apresentam os resultados, trazem mudanças para a vida toda”, afirmou.

Durante o Fórum, Mario Neto também destacou as articulações que o Confap vem desenvolvendo em favor do aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), com ênfase no Código Nacional de C,T&I, que, no momento, está tramitando no Congresso Nacional.

“Nosso Fórum superou as expectativas e permitiu que o relacionamento entre as FAPs e os órgãos federais tenha maior aproximação. Agora devemos fazer com que os benefícios sejam direcionados para os Estados brasileiros, em que todos são unânimes, no sentido de, querer o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) para garantir uma melhor qualidade de vida para a sociedade brasileira”, finalizou.

Da Agência CTI, com informações da Fapeam.