Projeto Cometa – Saturno foi a grande atração do evento no Lago Jacarey

31 de maio de 2012 - 18:44

31/05/2012

Quem passou pelo Lago Jacarey no último sábado (26) teve a oportunidade de observar com grandes telescópios a Lua e o planeta Saturno. Tratava-se de mais uma edição do Projeto Cometa, iniciativa do Clube de Astronomia de Fortaleza (Casf) apoiada pela Funcap que objetiva divulgar a astronomia e ciências afins em escolas e locais públicos da capital e interior do Estado.

De acordo com os membros do Casf, para muitos dos presentes, o evento era o primeiro contato com telescópios. “O público ficou maravilhado com as imagens, principalmente as de Saturno, que atualmente está mais próximo da Terra e nos brinda com seu magnífico sistema de anéis e luas”, explicaram os organizadores.

Durante o evento, considerado uma das maiores edições do projeto, que teve início em abril de 2011, foram distribuídos cinquenta exemplares do livro Fascínio do Universo, organizado pelos professores da Universidade de São Paulo Augusto Damineli e João Steiner e editado pela Odysseus Editora, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, CNPq e Sociedade Astronômica Brasileira.

Sobre o Projeto Cometa

O Projeto Cometa é uma iniciativa do Clube de Astronomia de Fortaleza. Tem como objetivo organizar palestras sobre astronomia e ciências afins, promover observações do céu com telescópios e binóculos em escolas e locais públicos da capital e interior do Estado. O projeto é apoiado pelo Governo do Estado, através da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), com o Programa de Popularização da Ciência – Astronomia Edital Funcap/CNPq 04/2010. Outras informações podem ser obtidas no blog http://www.projeto-cometa.blogspot.com.br/.