Estudantes e moradores do Litoral Leste participam da 1ª feira do “Ceará Faz Ciência”

21 de maio de 2012 - 11:17

21/05/2012

Estudantes e professores das escolas do Litoral Leste do Estado compareceram em peso à primeira feira do Projeto “Ceará Faz Ciência”, realizada no dia 16 de maio, em Limoeiro do Norte.

O evento aconteceu na Praça da Matriz, com a exposição dos 25 melhores tabalhos da região,de alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.

Além dos trabalhos científicos, o público assistiu a uma mostra cultural,com apresentação de grupo de dança contemporânea e orquestra de flautas. Na solenidade de premiação, o prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar, elogiou a iniciativa da Secitece e a qualidade dos projetos apresentados.

As equipes vencedoras receberam tablets, netbooks, MP4 e jogos educativos. A escola que mais teve trabalhos selecionados também ganhou prêmio. A EEF Jaquim Dino Gadelha recebeu simbolicante, das mãos do coordenador do Ceará Faz Ciência, Francisco Carvalho, um mini-laboratório de Ciências.

Os alunos da equipe vencedora na categoria Ensino Médio e Fundamental II ganharam uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq durante um ano. Os projetos vencedores serão expostos durante a Exposição Ceará Faz Ciência, que será realizada em outubro, em Fortaleza, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Confira os títulos dos trabalhos participantes do Ceará Faz Ciência – Edição Litoral Leste:

Água que cura: ciência x religião; Castanhola Antioxidante; Cristais Sintéticos e suas propriedades; Escama Sustentável; Nova Carcinicultura ; Psicultura de Água Doce; Sistema Diretor de Turma; Qualidade da Água Subterrânea; Aquecedor Solar de Baixo Custo; Descanso Verde; Braço Hidráulico Caseiro; Energia dos Ventos; Parabólicas em Jogo; Lazer, Psicultura e Hortaliça; Macambira: Riqueza do Sertão; Moringa Purificante; Sabão Ecológico; Robótica Educacional; Brilho Natural; Ciência dos Brinquedos; Destilador Artesanal; Peixe de Papel; Pluviômetro Fácil.

Algumas fotos da mostra estão disponíveis no site da Secitece.

Com a Assessoria de Comunicação da Secitece.