Educação inclusiva: aluna com deficiência auditiva ingressa no mestrado em Psicologia

10 de maio de 2012 - 14:18

10/05/2012

Vanessa Nogueira ingressou no curso de mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza em julho de 2011. A aluna é bolsista da Funcap.

O Ceará é um dos três estados brasileiros com o maior percentual de pessoas com algum tipo de deficiência. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o Estado possui 526 mil deficientes auditivos. Desse total, poucos chegam ao Ensino Superior ou a cursar uma pós-graduação.

Uma dessas pessoas é Vanessa Teixeira de Freitas Nogueira, que em julho de 2011 ingressou no curso de mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) e é bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Em seu projeto, ela estuda as limitações dos surdos em seus ambientes de trabalho.

Para auxiliá-la em suas atividades na universidade, a Unifor disponibiliza intérpretes de Libras durante as aulas, as orientações e os eventos de que Vanessa participa, respeitando sua identidade linguística e cultural. Atualmente, a Unifor possui quatorze alunos surdos, doze na graduação e dois no mestrado: Vanessa e o marido. Eles contam com auxílio do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP), que foi criado em 2005 e hoje conta com sete intérpretes de Libras.

Segundo o professor Henrique Figueiredo Carneiro, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor, a entrada de Vanessa no curso está de acordo com a política da universidade quanto à inclusão de profissionais com deficiência auditiva no sistema de Pós-Graduação do País.

“Vanessa participa de todas as atividades do curso, não é dado a ela nenhum tratamento especial quanto às suas obrigações discentes, ela é cobrada como os demais alunos”, explica o professor. A seleção da aluna foi feita de maneira adaptada, com auxílio de intérprete de Libras.

Estatísticas de alunos surdos ou com deficiência auditiva na Educação Básica e no Ensino Superior

O Censo Escolar de 2005 registrou a matrícula de 66.261 alunos surdos ou com deficiência auditiva na Educação Básica em todo o País. Já os dados do Censo da Educação Superior de 2004 registraram a matrícula de apenas 974 alunos com deficiência auditiva, uma clara demonstração da exclusão escolar de pessoas com deficiência auditiva.

Sobre o Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP)

O Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) foi criado em 2005 para assistir de forma ampla à comunidade acadêmica da Unifor, maximizando a acessibilidade dos alunos com necessidades educacionais específicas. Além dos alunos, o PAP auxilia professores, funcionários e pais. De acordo com a professora Terezinha Teixeira Joca, coordenadora do programa, atualmente a Unifor é reconhecida nacionalmente como universidade inclusiva e outras instituições já vêm ao Ceará para saber como funciona o PAP.