Começa hoje o I Seminário de Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos da UFC

26 de abril de 2012 - 12:27

26/04/2012

Começa hoje, 26, às 9h30min, e prossegue até o sábado, 28, o I Seminário de Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos da Universidade Federal do Ceará, que abordará através de palestras e minicursos a importância de se debater os caminhos e as tendências da Climatologia e Recursos Hídricos no Estado.

O evento é organizado pelo Laboratório de Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos – LCGRH, vinculado ao departamento de Geografia da UFC. Estão programadas palestras e mesas-redondas a serem realizadas no Auditório do Departamento de Geografia no período da manhã, além da realização de minicursos durante a tarde.

Hoje, a palestra de abertura será ministrada pela professora Dra. do Departamento de Geografia da UFC, Vanda Claudino Sales, às 9h30min, e falará sobre Mudanças Climáticas Globais. A mesa-redonda terá início às 10h30min com a participação do professor Dr. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Adeildo Cabral da Silva e do meterologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme, Namir Mello que irão debater sobre a Climatologia no Ceará.

No segundo dia de evento, sexta-feira, 27, às 9 horas, a mesa-redonda abordará o Panorama dos Recursos Hídricos no Estado do Ceará, com participação do professor Dr. José Carlos, da UFC, Hugo Buarque, professor Dr. do IFCE e Hugo Estênio, da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – Cogerh.

No último dia de evento, sábado, 28, está programado um trabalho de campo no município de Pacatuba, distante 35 km de Fortaleza, e consistirá na realização de uma trilha na Estação Ecoturística Parque das Andréas que dispõe de uma área de 42.687,30m² e patrimônio ecológico que preserva um dos ecossistemas mais belos da Região Metropolitana de Fortaleza. Os participantes inscritos poderão ter contato com equipamentos e tabelas de medição climatológicas, além de refletir sobre as condições do clima e recursos hídricos da cidade, que dispõe de cascatas e piscinas naturais.

Mais informações pelo telefone (85) 3366 9860 ou pela página do laboratório através do link: lcgrhufc.blogspot.com.br.

Do LCGRH.