Divulgada a lista de trabalhos selecionados para o projeto “Ceará faz Ciência”

24 de abril de 2012 - 11:24

24/04/2012

O projeto teve 300 trabalhos inscritos e 180 escolas selecionadas. Uma vasta programação está prevista nas feiras, que acontecerão nas regiões do Cariri, Norte, Inhamuns e Litoral Leste.

Com um mês de divulgação, desde que foram abertas as inscrições, o projeto Ceará Faz Ciência surpreendeu no número de trabalhos inscritos – que somaram 300, com a participação de 180 escolas.

“Esta é uma prova de que a cultura da Ciência vem ganhando espaço no Estado”, destaca Francisco Carvalho, coordenador do Ceará Faz Ciência. O Litoral Leste, que já possui experiência com feiras e popularização da Ciência, teve o maior número de inscrições, com 106 projetos. Em segundo lugar ficou a região Norte, com 74 projetos. O Cariri obteve o terceiro lugar, com 66 trabalhos, e em último lugar a região dos Inhamuns, com 53 projetos cadastrados.

O resultado da etapa classificatória, com a seleção de 100 trabalhos científicos – 25 em cada uma das quatro regiões, pode ser conferida no site da Secitece http://www.sct.ce.gov.br.

A participação mais expressiva foi de estudantes do Ensino Médio e Técnico, o que, em algumas cidades, implicará também numa nova categoria de classificação dos projetos, já que em alguns casos a quantidade de trabalhos do Ensino Fundamental não foi suficiente para a seleção.

“Com a divulgação dos resultados, os estudantes selecionados devem agora dedicar seu tempo para preparar a apresentação dos seus trabalhos, já que a segunda etapa de avaliação compreende a análise dos protótipos apresentados e aspecto visual do trabalho, a coerência entre o projeto e o resultado final, além da organização. A participação dos membros da equipe também será muito importante”, enfatiza Francisco Carvalho.

As feiras terão início sempre às 16 horas. No Litoral Leste, a cidade-sede do evento é Limoeiro do Norte, no dia 16 de maio, na Praça da Matriz. A segunda região a receber a feira é a Norte, no dia 23 de maio, em Sobral, na Praça do Arco. Em junho, serão mais duas feiras: no Cariri, dia 13 de junho, na Praça da Refesa, município de Crato, e no dia 20 de junho, em Tauá, pela região dos Inhamuns. O evento será no Parque da Cidade.

Visita de representante do MCTI – Será lançada em todas as edições das feiras, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012, que abordará “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. O representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, prof. Ildeu Moreira, estará presente à feira do Litoral Leste, em Limoeiro do Norte, no dia 16 de maio, acompanhando o lançamento e conhecendo a experiência do Ceará na popularização da Ciência. Na oportunidade, a Secitece discutirá com com Moreira novos projetos de popularização para o Estado.

Programação – Além das exposições dos melhores trabalhos de cada região, os eventos estarão recheados de atividades paralelas, que enriquecerão a programação e terão como objetivo o despertar da curiosidade sobre Ciência e a popularização do conhecimento.

Todas as feiras contarão com apresentações do Ciência Itinerante, outra iniciativa da Secitece, com a parceria do CNPq. A equipe do projeto é composta por monitores nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, que farão demonstrações de experimentos aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto pela Ciência nos estudantes.

A Secitece também irá apresentar projetos de destaque na área desenvolvidos por suas vinculadas, como uma mini-usina de biodiesel, do Nutec, e uma mini-estação para coleta de dados meteorológicos, da Funceme.

As universidades estaduais também estarão presentes nos eventos, com a exposição do “Concreto Translúcido”, criado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e uma mostra do Geopark Araripe, da Universidade Regional do Cariri (Urca). O Geopark está localizado no sul do Ceará e possui registros geológicos e paleontológicos considerados patrimônio da humanidade.

O Instituto Centec, através do Centro de Formação de Instrutores (CFI), levará exposição e monólogo sobre Marie Curie, cientista que foi Prêmio Nobel em Química em 1911. Ela estará sentada com vestido preto numa réplica do laboratório onde realizou os experimentos que a levaram à descoberta de dois novos elementos químicos, o polônio e o rádio. Com base em fotos da época, foi produzida a vidraria típica do laboratório, a mesa de trabalho e as vestes de Marie Curie.

Haverá ainda exibição de documentários produzidos pela Funcap para divulgação científica e dos principais cientistas cearenses. Em cada edição será realizada ainda uma Mostra Cultural, com a exibição de talentos artísticos das regiões.

O Ceará Faz Ciência é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e CNPq/MCTI, com patrocínio da Assembleia Legislativa, Prefeituras de Limoeiro do Norte, Sobral, Tauá e Crato, apoio da Ibyte, e apoio institucional do Geopark Araripe/Urca e Seduc.

Datas e locais das feiras do Ceará Faz Ciência:

Litoral Leste
16 de maio – Limoeiro do Norte (Praça da Matriz)
Região Norte
23 de maio – Sobral (Praça do Arco)

Região do Cariri
13 de junho – Crato (Praça da Refesa)
Região dos Inhamuns
20 de junho – Tauá (Parque da Cidade)

*As feiras terão início sempre às 16 horas.

Mais informações: http://www.sct.ce.gov.br | http://eventos.sct.ce.gov.br | (85) 3101-6466

Da Secitece.