Exposição em cartaz na Unifor retrata a saga do empreendedorismo no Brasil

18 de abril de 2012 - 17:47

18/04/2012

A crescente necessidade de investimentos em ciência, tecnologia e inovação é facilmente percebida através do lançamento de programas e planos do governo como o Ciência sem Fronteiras, programa que visa promover a consolidação da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional, e o Brasil Maior, política industrial, tecnológica e de comércio exterior do governo Dilma Rousseff. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, sempre enfatizava, em seus discursos durante a gestão no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de 2011 a 2012, a necessidade de investimentos em ciência, tecnologia e inovação como eixo estruturante do desenvolvimento do país.

Essa visão moderna de incentivo ao empreendedorismo não seria possível sem as inquietações de personalidades que foram pioneiras em diferentes campos profissionais e influenciaram de forma decisiva a história do Brasil. Foi com objetivo de registrar as trajetórias dessas figuras desde a época da Monarquia que surgiu a exposição “Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil”, que aborda a trajetória de 24 empresários e está em cartaz até o dia 13 de maio no Espaço Cultural Unifor.

A exposição é fruto de mais de dez anos de pesquisas realizadas na Universidade de São Paulo (USP) sob a coordenação de Jacques Marcovitch, que resultaram na publicação de uma trilogia de livros que abordam a trajetória dos 24 empresários selecionados, cujo legado ainda é perceptível nos dias de hoje.

A mostra está dividida em cinco módulos, que apresentam os personagens centrais, um paralelo entre suas biografias, seus empreendimentos e os momentos da nossa história, da Monarquia à contemporaneidade, os percursos que utilizaram para buscar a inovação e a ampliação de seus negócios e diálogos que marcaram questões relevantes de diversos períodos do país. O último módulo é dedicado à ação educativa e se constitui em um conjunto de atividades para possibilitar a mediação dos conteúdos tratados para diferentes faixas de idade e níveis sociais.

Os seguintes empresários são retratados pela exposição: Os Prado, Nami Jafet, Francisco Matarazzo, Ramos de Azevedo, Jorge Street, Roberto Simonsen, Julio Mesquita e Leon Feffer, nomes que integram o primeiro volume da trilogia de livros e evidenciam a expressão paulista nas questões de desenvolvimento do país; Mauá, Luiz de Queiroz, Attilio Fontana, Família Diniz, Guilherme Guinle, Família Klabin-Lafer, José Ermírio de Moraes e Família Gerdau-Johannpeter, empresários que estão no segundo volume da coleção e ampliam o recorte do empreendedorismo para outras regiões brasileiras e os Lundgren, Luís Tarquínio, Bernardo Mascarenhas, Delmiro Gouveia, Roberto Marinho, Augusto Trajano de Azevedo Antunes, Samuel Benchimol e Edson Queiroz, que aparecem no terceiro e último volume e confirmam que o pioneirismo empresarial no Brasil não se restringiu a limites regionais.

Entre os empreendedores retratados, vale destacar o reconhecimento do cearense Edson Queiroz como pioneiro. Na base de seus negócios está a distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha, atividade da qual ele foi o grande pioneiro no Nordeste. Mas a influência de Queiroz alcançou um público muito maior graças ao Sistema Verdes Mares de jornais, rádio e televisão que ele criou e à Unifor – Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela fundação que leva seu nome.

Outras informações sobre a exposição podem ser encontradas no site http://pioneiroseempreendedores.com.br/.

Sobre Edson Queiroz

Filho de Genésio Queiroz e Cordélia Antunes Queiroz, Edson trabalhou durante a sua juventude no armazém de estivas do pai em Fortaleza. Foi aluno do Colégio Cearense, passou pelo Seminário da Prainha e concluiu o ginásio no Liceu do Ceará. Casou-se em com Yolanda Pontes Vidal com quem teve seis filhos
(Airton José, Myra Eliane, Edson Filho, Renata, Lenise e Paula).

No decorrer de sua vida, se dedicou com sucesso a diferentes áreas do
comércio, da indústria, das comunicações e da educação. Seus
principais empreendimentos foram a Loteria Estadual do Ceará, a Loteria
Estadual de Pernambuco, o Abrigo Central (centro comercial em Fortaleza), a
Norte Gás Butano, lojas de botijões de gás, Gás Propano, em Fortaleza,
Edson Queiroz Navegações, Tecnomecânica Norte Ltda. – Tecnorte;
Estamparia e Esmaltação Nordteste S.A. -Esmaltec, Pará Gás Butano, em
Belém do Pará, Maranhão Gás Butano, em São Luís, Piauí Gás Butano,
em Teresina, Alagoas Gás, em Maceió, Cascaju, em Cascavel (CE),
Rádio Verdes Mares AM e FM, TV Verdes Mares, Diário do Nordeste,
Fundação Edson Queiroz, Universidade de Fortaleza, Indaiá Brasil
Águas Minerais Ltda., Minalba Alimentos e Bebidas S.A., e Midol – Mineração Dolomita Ltda.

O empresário morreu em 1982, no acidente do vôo Vasp 168, em Pacatuba, deixando um legado que cresce até os dias de hoje.

Serviço

Exposição “Pioneiros & Empreendedores: a saga do desenvolvimento no Brasil”
Data: em cartaz até 13 de maio de 2012
Local: Espaço Cultural Unifor
Agendamento de visitas orientadas: de terça a domingo, das 8h às 18h, pelo telefone (85) 3477-3319.
Informações: http://pioneiroseempreendedores.com.br/.