Olimpíada Internacional de Astronomia será realizada pela primeira vez no Brasil

16 de abril de 2012 - 17:11

16/04/2012

De 4 a 14 de agosto, estudantes de todo mundo virão ao Brasil para participar da 6ª edição da International Olympiad on Astronomy and Astrophysics – IOAA (Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica), que este ano será realizada no município de Vassouras, no Rio de Janeiro. A competição envolve estudantes de ensino médio de vários países.

No Brasil, os estudantes são selecionados a partir da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Eletrobras Furnas.

A organização da IOAA determina que cada país participante se comprometa com a realização de uma edição da Olimpíada, arcando com todas as despesas relativas à estadia dos participantes e organização geral do evento. Para tal, é necessário o apoio de diferentes setores da sociedade.

A realização da 6ª IOAA no Brasil tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de seus institutos de pesquisa e divulgação em astronomia: o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e o Observatório Nacional (ON). Também participam o Ministério da Educação, o governo do estado do Rio e as prefeituras do Rio de Janeiro e de Vassouras (RJ).

Como país-sede, o Brasil tem direito, este ano, a duas equipes. Todos os estudantes farão três modalidades de prova: observacional, na qual demonstram seus conhecimentos sobre o céu que podemos ver; teórica, na qual resolvem problemas de astronomia e astrofísica; e, finalmente, a prova prática, em que utilizam e interpretam dados como astrônomos profissionais.

Com informações do Observatório Nacional.