CNPq abre inscrições para 26º Prêmio Jovem Cientista

10 de abril de 2012 - 12:21

10/04/2012

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com inscrições abertas, até 31 de agosto, para a 26ª edição do Prêmio Jovem Cientista. Pesquisadores, acadêmicos, universitários e estudantes do ensino médio de todo o Brasil podem participar. Este ano, o tema escolhido foi “Inovações Tecnológicas nos Esportes”.

No total, serão distribuídos mais de R$600 mil em prêmios, entre bolsas de estudo, laptops, viagens e dinheiro. Na categoria Graduado, os vencedores recebem R$ 30 mil (1º lugar); R$ 20 mil (2º lugar) e R$ 15 mil (3º lugar). Para Ensino Superior, os valores são de R$ 15 mil (1º lugar), R$ 12 mil (2º lugar) e R$ 10 mil (3º lugar). Estudantes do Ensino Médio classificados em 1º, 2º e 3º lugares ganham um notebook cada um. No Mérito Institucional, serão R$ 35 mil para cada uma das duas instituições que tiverem o maior número de trabalhos com mérito científico inscritos. O pesquisador indicado para a Menção Honrosa recebe R$ 20 mil. Todos os premiados ganham bolsas de estudo do CNPq.

Sobre o prêmio

O Prêmio Jovem Cientista (PJC) surgiu com os objetivos de estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e jovens pesquisadores.A primeira edição do Prêmio Jovem Cientista foi realizada em 1981, resultado de um contato da Marconi International Fellowship, que solicitou ao CNPq que selecionasse um candidato qualificado para concorrer ao Concurso Jovem Cientista Brasileiro. No ano seguinte, o CNPq instituiu definitivamente o Prêmio Jovem Cientista, por meio da Resolução Executiva nº 109/1982. O primeiro ganhador do Prêmio Jovem Cientista foi Henrique Sarmento Malvar, na época mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da Universidade de Brasília (UnB), que apresentou um trabalho com o tema Telecomunicações. Atualmente, Henrique Sarmento Malvar é cientista-chefe da Microsoft . Em 2011, o Prêmio Jovem Cientista completou 30 anos.

Outras informações sobre o Prêmio Jovem Cientista podem ser obtidas no site http://www.jovemcientista.cnpq.br/.

Com informações do CNPq.