Dilma lança medidas para fortalecer a economia do país

4 de abril de 2012 - 12:37

04/04/2012

A presidenta Dilma Rousseff lançou ontem (3) um pacote de medidas para dar sustentabilidade ao crescimento do país e fortalecer a economia. A iniciativa integra o Plano Brasil Maior e inclui aumento de volume de crédito, medidas tributárias – como desoneração da folha de pagamento, do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e postergação do pagamento do PIS-Cofins –, além do estímulo à produção brasileira, priorizando nas compras governamentais, por exemplo, as empresas que utilizem componentes nacionais, redução do custo de financiamento do comércio exterior e incentivo à defesa comercial.

Durante a solenidade, foi anunciada a instalação de 19 conselhos de competitividade setoriais nas áreas de Petróleo, Gás e Naval; Automotivo; Complexo de Saúde; Defesa, Aeronáutica e Espacial; Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs)/Complexo Eletroeletrônico; Bens de Capital; Mineração, Metalurgia, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos; Química; Celulose e Papel; Energias Renováveis; Construção Civil, Móveis, Calçados, Têxtil e Confecções e Jóias; Agroindústria; Comércio; Serviços e Serviços Logísticos.

Os conselhos terão composição triparte, com a participação de aproximadamente 600 representantes do governo, dos empresários e dos trabalhadores. O objetivo é envolver a sociedade na discussão de temas setoriais e na construção de agendas estratégicas.

A presidenta Dilma Rousseff reforçou a importância dos mercados internos sólidos e em ampliação como baluarte contra qualquer crise mundial e ameaças à indústria e ao emprego. Ressaltou ainda a necessidade de um esforço conjunto entre governo, empresários, trabalhadores e população em geral para o aumento da competitividade do país, a redução de custos e a inclusão dos brasileiros que estão à margem do mercado de consumo e de trabalho. Outras informações podem ser obtidas no site do MCTI: http://www.mct.gov.br/

Do MCTI.