Labomar conclui 1º inventário sobre agrotóxicos no Ceará

14 de março de 2012 - 14:05

14/03/2012

O projeto foi desenvolvido pelo Labomar com recursos da Funcap e do CNPq.

Fruto do trabalho de pesquisadores, mestrandos e bolsistas que integram o projeto “Agrotóxicos no semiárido cearense”, o primeiro inventário com dados sobre os agrotóxicos lançados na Região da Bacia do Rio Jaguaribe, no Ceará, foi finalizado pelo Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os estudos foram realizados em 2011.

O inventário traz informações básicas como as classes químicas e os perfis toxicológico e ambiental dos agrotóxicos, tornando-se um instrumento necessário para estudos de avaliação do impacto de defensivos agrícolas na Bacia do Rio Jaguaribe. A partir dele, o Labomar iniciou uma avaliação do risco de contaminação dos recursos hídricos pelos agrotóxicos e ainda a elaboração de um mapa de sensibilidade ambiental.

O inventário e os seus desdobramentos são desenvolvidos pelo curso de Ciências Ambientais do Labomar com recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), além da participação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Com informações da UFC.