Novo presidente da Funcap é empossado

24 de fevereiro de 2012 - 16:58

24/02/2012

O novo presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), professor Haroldo Rodrigues de Albuquerque Junior tomou posse hoje, às 10h, no Palácio Iracema. Estiveram presentes na solenidade representantes de universidades cearenses, parlamentares e integrantes do sistema Secitece.

Além do professor Haroldo Rodrigues, integraram a mesa o deputado Roberto Cláudio, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, e os secretários Almir Bittencourt, adjunto da Secitece, e René Barreira.

Em seu discurso, o novo presidente da Funcap disse que o momento é mais de ouvir que de falar. “Agora é a hora de falar pouco e trabalhar muito”, afirmou. Ele agradeceu ao governador Cid Gomes pela confiança e destacou suas experiências de aprendizado na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) e na diretoria administrativo-financeira da Funcap durante o mandato do professor Tarcísio Pequeno.

O professor Almir Bittencourt, que em novembro assumiu a presidência da Funcap interinamente, afirmou que foi uma experiência desafiadora dirigir a fundação em tão pouco tempo, mas que durante sua breve gestão, conseguiu ampliar sua percepção sobre a importância da instituição para a academia e para o desenvolvimento da ciência cearense.

Já o secretário da Secitece, René Barreira, destacou a importância do sistema estadual de C,T&I, segundo ele, uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável do Ceará. Ele também ressaltou a contribuição do novo presidente da Funcap durante sua atuação como diretor administrativo-financeiro da Funcap, de setembro de 2007 a abril de 2010.

Sobre o professor Haroldo Rodrigues

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, possui mestrado em Ortodontia pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Odontologia (Ortodontia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001).

Entre setembro de 2007 e abril de 2010, exerceu o cargo de diretor administrativo-financeiro da Funcap, durante a gestão do professor Tarcísio Pequeno na fundação. Também foi diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).

Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza (Unifor), consultor científico da Revista Gaúcha de Odontologia e da Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial, além de avaliador de instituições e de cursos ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).