Marco Antônio Raupp será o novo ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação

19 de janeiro de 2012 - 12:19

19/01/2012

O atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp, será o novo ministro da da Ciência e Tecnologia e Inovação. Ele substituirá Aloizio Mercadante, que irá para o Ministério da Educação. A posse e a transmissão de cargos dos novos ministros sera realizada no dia 24 de janeiro.

Em nota divulgada à imprensa, Raupp disse ter recebido o convite da presidenta Dilma Roussef com distinção. “Com 40 anos de militância nas atividades cientificas e tecnológicas, como pesquisador e gestor de instituições da área, considero uma honra e um enorme desafio a nova missão que me é confiada”.

“Tenho absoluta consciência da exigência sem precedentes para que a ciência, a tecnologia e a inovação contribuam de forma essencial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, afirmou.

O novo ministro finalizou a nota desejando sucesso ao antecessor Aloizio Mercadante no Ministério da Educação.

*Leia aqui a nota na íntegra: http://www.aeb.gov.br/indexx.php?secao=noticias&id=809

Sobre Marco Antônio Raupp

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é PhD em Matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), analista de sistemas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e professor associado no IME/USP.

Foi vice-diretor do LNCC, diretor geral do INPE, diretor geral do IPRJ/UERJ e diretor do LNCC. Em reconhecimento aos serviços prestados, foi agraciado com o título de Comendador pela Ordem do Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores) e pela Ordem Nacional do Mérito Cientifico (Ministério da Ciência e Tecnologia). Em diferentes momentos foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e também tesoureiro, vice-presidente e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA), membro titular do Conselho Superior da FAPERJ e membro suplente do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT). Foi diretor do Parque Tecnológico – São José dos Campos.

Assessoria de Comunicação da Funcap
imprensa@funcap.ce.gov.br