Núcleo de Astronomia do IFCE participa da Semana da Física da Urca

15 de dezembro de 2011 - 12:28

15/12/2011

Nos dias 8 e 9 de dezembro, a equipe do Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Juazeiro do Norte realizou, a convite da Coordenação da II Semana da Física da Universidade Regional do Cariri (Urca), sessões noturnas de observação do céu com telescópios para o grande público que compareceu ao evento.

Palestrantes, professores, universitários, estudantes do ensino médio e crianças puderam observar detalhes do gigantesco planeta Jupiter e identificar quatro de seus 64 satélites naturais, apreciar a beleza da Lua em sua fase quase cheia e verificar os raios brilhantes provenientes de suas crateras iluminadas.

Também foram sorteados exemplares do livro “Fascínio do Universo” entre as mais de 250 pessoas que compareceram às observações. Confiram as imagens do evento no site do N-Astro IFCE: http://www.juazeiro.ifce.edu.br/astronomia/index.php.

A II Semana da Física da Universidade Regional do Cariri (Urca) foi realizada de 05 a 09 de dezembro de 2011 no Campus Crajubar em Juazeiro do Norte e contou com palestras, minicursos, oficinas, apresentações orais de trabalhos e exibições de painéis.

Sobre o Núcleo de Astronomia do IFCE de Juazeiro do Norte

O Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Juazeiro do Norte (N-Astro IFCE) foi oficialmente criado no dia 21 de maio de 2010, com o lançamento de uma exposição de telescópios adquiridos pela instituição e a apresentação da coleção ”Paisagens Cósmicas” – composta por vinte painéis com imagens em alta resolução de galáxias, nebulosas, estrelas e astros do Sistema Solar.

Os principais instrumentos do Núcleo, utilizados para pesquisa e divulgação da Astronomia e das ciências afins, foram adquiridos com recursos de projetos submetidos e aprovados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que também financia o corpo de apoio técnico para implementação do projeto.

Outras informações podem ser obtidas no site http://www.juazeiro.ifce.edu.br/astronomia/index.php

Assessoria de Comunicação da Funcap
imprensa@funcap.ce.gov.br/ (85) 3275-9629