IFCE de Juazeiro do Norte comemora o Dia Nacional da Astronomia

2 de dezembro de 2011 - 12:52

02/12/2012

A iniciativa é apoiada pela Funcap.

Para celebrar o Dia Nacional da Astronomia, 2 de dezembro, hoje, a partir das 18h30, o Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará promove sessão pública de observação do céu com telescópios em frente ao Auditório dos Kariris, no Campus Juazeiro do Norte do IFCE. A data foi instituída em comemoração ao aniversário de D. Pedro ll, patrono da astronomia brasileira. A iniciativa recebe apoio da Funcap

Segundo Valmir Martins de Morais, bolsista do núcleo, dois telescópios refletores serão colocados à disposição do público para a observação da Lua, do planeta Júpiter e de seus principais satélites.

Os visitantes que comparecerem ao IFCE também poderão apreciar os painéis fotográficos da exposição “Paisagens Cósmicas”. Além disso, serão sorteados exemplares do livro “O Fascínio do Universo” – organizado pelos professores da USP Augusto Damineli e João Steiner e editado pela Odysseus Editora, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, CNPq e Sociedade Astronômica Brasileira.

Sobre o Núcleo de Astronomia do IFCE de Juazeiro do Norte

O Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Juazeiro do Norte (N-Astro IFCE) foi oficialmente criado no dia 21 de maio de 2010, com o lançamento de uma exposição de telescópios adquiridos pela instituição e a apresentação da coleção ”Paisagens Cósmicas” – composta por vinte painéis com imagens em alta resolução de galáxias, nebulosas, estrelas e astros do Sistema Solar.

Os principais instrumentos do Núcleo, utilizados para pesquisa e divulgação da Astronomia e das ciências afins, foram adquiridos com recursos de projetos submetidos e aprovados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que também financia o corpo de apoio técnico para implementação do projeto.

Outras informações podem ser obtidas no site http://www.juazeiro.ifce.edu.br/astronomia/index.php

Assessoria de Comunicação da Funcap
imprensa@funcap.ce.gov.br/ (85) 3275-9629
Twitter: @FuncapCE