Redenit lança chamada para seleção de projetos inovadores

28 de novembro de 2011 - 11:26

28/11/2011

Da Redenit-CE

Hoje, às 9h, a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (Redenit-CE) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) farão o lançamento oficial da Chamada Pública 01/2011 – Seleção para o Projeto de Avaliação e Comercialização de Tecnologias. O evento será realizado na Sala de Reuniões da Secitece (Av. Dep. Martins Rodrigues, 150 – Edson Queiroz).

A chamada visa identificar, qualificar e transferir para o mercado as tecnologias desenvolvidas no âmbito da Redenit-CE. Para participar, pesquisadores e Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Redenit-CE deverão acessar o edital e preencher o formulário eletrônico com os dados de suas tecnologias até 09 de dezembro de 2011, disponível no link: http://www.redenitce.com.br/chamadas/publico/?pesquisa_id=5.

Após a análise de potencialidade técnica, econômica e de mercado, um comitê formado pela Redenit-CE e o Instituto de Inovação Inventta escolherão 70 tecnologias que passarão por processo de seleção.

A segunda etapa reduzirá para 30 o número de selecionadas e considerá o estágio de desenvolvimento da tecnologia (ideia, laboratório, protótipo ou mercado) e as barreiras tecnológicas, além do potencial de geração de valor econômico e de mercado.

Na última etapa, serão classificadas 15 tecnologias que resultarão em um relatório direcionador para a comercialização. A ideia é apoiar os pesquisadores e a instituição na identificação de modelos de negócios, contatos com pesquisadores e empresas interessadas e material promocional.

Podem se candidatar pesquisadores das instituições que compõem a Redenit-CE, coordenadores de projetos das pesquisas apresentadas, individualmente ou através de seus NITs.

O projeto é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Secitece e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

A Redenit-CE é coordenada pela Universidade Estadual do Ceará com o apoio da Secitece e foi criada com o objetivo de identificar e gerar estratégias para que as pesquisas desenvolvidas pelas Instituições de Ciência e Tecnologia do Ceará transformem-se em inovação e negócios.

Atualmente, a Rede é composta pelos NITs da UECE, UVA, Urca, UFC, Unifor, Nutec, Fiocruz, Funceme, IFCE, Centec, ITIC, Instituto Atlântico, Padetec, Embrapa Agroindústria, Embrapa Caprinos e Ovinos, Senai e CTI Nordeste.

Link para inscrições: www.redenitce.com.br/chamadas/publico/?pesquisa_id=5

Mais informações: www.redenitce.com.br.