Unilab apresenta proposta de cooperação com países lusófonos em Brasília

9 de novembro de 2011 - 18:58

09/11/2011

Na próxima quinta-feira (10), a Universidade da Integração Nacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) será apresentada, em Brasília, nas dependências do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A reunião objetiva discutir uma proposta de articulação de uma rede de cooperação com países lusófonos.

O assessor de Relações Internacionais da Funcap, professor João Bosco Monte, participará da reunião. Em um dos projetos de pesquisa que coordena no Núcleo de Estudos Internacionais (NEI), ele analisa as oportunidades de negócios entre o estado do Ceará e os paises de língua portuguesa -CPLP.

A participação da Funcap se deve aos esforços da fundação para estabelecer parcerias com países lusófonos.  Há cerca de um mês, a Funcap e o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde assinaram um protocolo de cooperação para realização de projetos científicos entre as duas instituições.

Sobre a Unilab

A Unilab foi fundada em julho de 2010 com objetivo de promover avanços na produção e disseminação do conhecimento em atendimento à demanda de formação e de pesquisa de países de expressão em língua portuguesa. Sua missão institucional prevê a formação de recursos humanos para contribuir com a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, bem como promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural,científico e educacional.

Participarão do encontro interessados na cooperação Brasil x África, o Reitor da UNILAB, Paulo Speller, os professores José Ribamar Furtado e Rodrigo Azevedo, a embaixadora da República da Guiné-Bissau, Eugénia Pereira Saldanha Araujo, e o embaixador de Moçambique, Murade Murargy.