Criador do Ingresso.com fala sobre desafios de empreender na Internet brasileira

19 de outubro de 2011 - 18:41

O criador da Ingresso.com, Jorge Reis, esteve em Fortaleza a convite da Funcap

19/10/2011

Esteve em Fortaleza, essa semana, a convite da Funcap e do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará, o criador da Ingresso.com, Jorge Reis. Em palestra realizada na terça-feira, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, ele falou sobre os desafios de empreender na web brasileira e relatou o histórico da empresa.

Segundo ele, o projeto começou com uma software house (empresa que se dedica a construir programas de computador, geralmente com fins comerciais) que não possuía core bussiness (termo utilizado para definir o ponto forte e estratégico da atuação de uma empresa). Depois de alguns anos, na segunda metade da década de 1990, percebeu-se que havia uma grande fraude na comercialização de ingressos de cinema e, a partir daí, a empresa passou a trabalhar com softwares para cinemas, tendo como primeiro grande cliente o Grupo Severiano Ribeiro e como primeiro cliente internacional o UCI Cinemas.

A Ingresso.com começou, em 2000, a trabalhar com a venda on-line de ingressos e com a impressão em casa, expandindo o projeto inicial de elaboração de softwares para cinemas. Hoje, a empresa, que foi comprada em 2005 pelo Submarino, que em 2006 passou a pertencer a Americanas.com, também trabalha com espetáculos de teatros, shows e grandes eventos, como o Ultimate Fighting Championship, realizado em agosto no Rio de Janeiro, e o Rock In Rio 2011.

Para Jorge Reis, entre os principais desafios que o empreendedor vai enfrentar estão a escolha dos sócios e a captação de recursos financeiros, sendo fundamental respeitar diferenças e saber equilibrar interesses e necessidades pessoais e corporativos. Ele também destacou os benefícios de parcerias entre empresas e academia.