Faculdade de Educação da UFC promove palestra sobre ferramentas de alfabetização digital

29 de setembro de 2011 - 18:22


29/09/2011

O Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará promove, hoje à tarde, a partir de 14h, a palestra “Software Luz do Saber: Alfabetização Literal e Digital de Crianças, Jovens e Adultos”, ministrada por Marcos Dionísio Ribeiro, pesquisador da Funcap. O evento será realizado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faced (Área 1, Campus do Benfica) e é aberto ao público.

Marcos é um dos autores do software Luz do Saber, que objetiva contribuir para a alfabetização de crianças, jovens e adultos e promover a inserção na cultura digital. O software é embasado na teoria do educador Paulo Freire e considera também algumas contribuições de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky acerca do processo de aquisição do código linguístico.

Durante sua apresentação, o pesquisador a abordará a fundamentação teórica do software, a autoria e modularização de objetos de aprendizagem e os impactos na educação no Estado do Ceará através do Programa de Apoio a Pessoa Idosa (PAPI) e do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC).

Outras informações sobre o software Luz do Saber podem ser obtidas no endereço http://luzdosaber.seduc.ce.gov.br/.