Materiais para o experimento “pH do Planeta” começam a ser distribuídos pela Secitece

28 de setembro de 2011 - 18:21

28/09/2011

Da Secitece

A atividade é parte de um experimento global, realizado durante o Ano Internacional da Química. Integra ainda as atividades da Semana Nacional de C&T

As instituições cearenses que se cadastraram no site da Sociedade Brasileira de Química – SBQ (http://qnint.sbq.org.br/qni) para participar da atividade “pH do Planeta” já podem solicitar a retirada dos materiais na Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece, responsável pela distribuição no Estado.

Os materiais serão entregues mediante solicitação pelo e-mail ascom@sct.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , que deve informar nome completo do professor responsável pela ação, a escola participante e os dados do pedido. O kit para o experimento contém 6 copinhos plásticos, 1 frasco contendo solução de indicador azul de bromotimol, 1 frasco contendo solução de indicador púrpura de metacresol, tabela colorimétrica de pH e folha de instruções. A solicitação dos kits é feita no site da SBQ.

A atividade “pH do Planeta” é coordenada pela Sociedade Brasileira de Química e faz parte das ações promovidas dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 17 a 23 de outubro.

O experimento – A SBQ está coordenando um conjunto de ações destinadas à melhoria da educação e da pesquisa em química no País e à contribuição para o desenvolvimento da sociedade e a preservação do planeta, tendo como lema “Química para um mundo melhor”. Nesta ação, os alunos irão coletar uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local. Eles irão medir o pH da amostra, através da utilização de soluções indicadoras coloridas.

Os valores médios provenientes dos resultados da turma deverão ser lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global, juntamente com informações sobre a amostra e a escola participante, através de um portal nacional http://qnint.sbq.org.br/agua/. Posteriormente elas serão incluídas no Banco de Dados Global (Global Experiment Database) que mostrará a qualidade da água no planeta.

A atividade ”pH do Planeta” é parte do Experimento Global conduzido durante o Ano Internacional da Química – AIQ 2011 (http://quimica2011.org.br), e integra uma série de eventos propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).