Estudante cearense conquista primeiro lugar na XVI Olimpíada Iberoamericana de Química

27 de setembro de 2011 - 18:20

27/09/2011

Com informações do site da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)

O estudante cearense Raul Bruno Machado da Silva, que cursa o ensino médio no Colégio Farias Brito, conquistou o primeiro lugar geral e uma medalha de ouro na XVI Olimpíada Iberoamericana de Química. A competição, que foi realizada entre os dias 16 e 24 de setembro, faz parte das comemorações do Ano Internacional da Química.

Outros três estudantes brasileiros também receberam medalhas: Davi Rodrigues Chaves, do Colégio Ari de Sá, em Fortaleza e Tábata Cláudia Amaral de Pontes, do Colégio Etapa, em São Paulo, ficaram com medalhas de ouro. Daniel Arjona de Andrade Lima, do Colégio Objetivo, em Granja Viana-SP, recebeu medalha de prata.

Metade das seis medalhas de ouro da competição ficou com o Brasil. Os alunos que representaram o país foram selecionados pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química, da Associação Brasileira de Química (ABQ). Eles receberam instruções de professores do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Programa Nacional Olimpíadas de Química é voltado para alunos do Ensino Médio e dos dois últimos anos do Ensino Fundamental e objetiva estimular o interesse pela ciência e melhorar o ensino de química. O projeto é apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Sobre a Olimpíada Ibero-americana de Química

A Olimpíada Ibero-americana de Química é uma competição realizada entre estudantes ibero-americanos que acontece normalmente no mês de outubro, em um dos países dessa comunidade. Teve início em Mendoza, na Argentina, em 1995, prosseguindo na cidade do México (1996), Rio de Janeiro (1997), Bogotá (1998), Santiago de Compostela (1999), Caracas (2000), Mar del Plata (2002), Cuernavaca (2003), Castellon (2004), Lima (2005), Aveiro (2006), Rio de Janeiro (2007), Heredia (2008), Havana (2009), México (2010) e Teresina (2011).

Cada país participa com uma equipe de até quatro estudantes, não universitários, com idade inferior a 19 anos, escolhidos em processo seletivo de abrangência nacional.

A próxima competição será realizada em 2012 na Argentina. Atualmente, os seguintes países participam do evento: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Colômbia, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru, Panamá, Paraguai, Portugal, Venezuela e Uruguai.