MCTI e MEC incentivam experimento para melhorar a educação em química

19 de setembro de 2011 - 18:15

19/09/2011

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ministério da Educação estão coordenando, no Brasil, a atividade ”pH do Planeta”, parte do Experimento Global que será realizado em todo o mundo durante o Ano Internacional da Química – AIQ 2011, proposto pela UNESCO e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).

De acordo com o diretor do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência do MCTI, Ildeu de Castro Moreira, o experimento faz parte de um conjunto de ações destinadas à melhoria da educação em química (e em ciências) no país e é uma maneira de se contribuir para uma conscientização coletiva sobre importância da qualidade da água e da preservação do planeta Terra.

Ildeu explica que na atividade, os alunos irão coletar, auxiliados pelo professor, uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local e irão medir o pH da amostra, através da utilização de soluções indicadoras coloridas. Os resultados da turma serão lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global, com informações sobre a amostra e a escola participante, através de um portal nacional de recebimento dos dados (http://qnint.sbq.org.br/qni/).

Trinta mil kits desse experimento estão sendo distribuídos para escolas públicas, especialmente para o ensino médio, pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e pelo MCTI, com auxílio das secretarias estaduais.

A ideia, segundo Ildeu de Castro, é que o experimento seja realizado intensamente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 17 a 23 de outubro (http://semanact.mct.gov.br).