Asa de pterossauro é encontrada em escavação coordenada pela Urca

2 de setembro de 2011 - 18:05

Da Secitece, com informações da assessoria de comunicação da Urca

O material foi encontrado na bacia do Araripe e está em excelente estado de conservação

Pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (Urca) encontraram uma asa de pterossauro – réptil voador do período Mesozóico, durante a maior escavação paleontológica controlada do Nordeste brasileiro, realizada na parte oeste da bacia do Araripe. A projeção é que cada asa do animal tenha em torno de 4 metros de comprimento.

O material será levado para o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri para estudos. Os pesquisadores poderão saber como eram os voos dos pterossauros a partir da asa encontrada na escavação, já que mesmo passado milhões de anos, ela está em excelente estado de conservação e ainda preserva a membrana “alar”, que liga os ossos alongados dos dedos da mão aos lados do corpo, aos membros posteriores e à cauda.

Um fóssil semelhante foi encontrado há três anos, na China, mas não com a mesma propriedade de conservação do encontrado no Araripe. Foram apenas restos decompostos de fibras e parte da membrana. Outro aspecto da descoberta poderá mostrar como o réptil andava em terra e recolhia as asas, segundo o coordenador da pesquisa e coordenador da escavação, professor Álamo Feitosa.

Maior escavação do Nordeste

A Urca está à frente da escavação, com a participação de cerca de 20 pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e docentes, além da presença do cientista renomado, internacionalmente, Alex Kellner, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Este projeto ainda conta com estudantes e docentes de universidades de estados do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco e do Cariri.

Essa é a primeira etapa dos trabalhos, iniciada em julho e agosto, pela parte leste da Chapada do Araripe, área pouco pesquisada na área da paleontologia. O projeto conta com a parceria da URCA e Museu Nacional, e a participação da UFPE e UFRJ. O trabalho vem sendo desenvolvido por meio de projeto aprovado pelo CNPq, no valor de R$ 130 mil.

A escavação terá continuidade e irá durar três anos, por meio de projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Nacional (CNPq), com apoio do Geopark Araripe. O foco das pesquisas são áreas pouco exploradas da região.

Mais informações sobre a escavação e a descoberta da asa do pterossauro podem ser obtidas no Escritório Geopark Araripe / URCA:
Rua Teófilo Siqueira, 754 – Centro – Crato-CE. Telefone: (88) 3102.1237