Prazo de inscrições para Prêmio Jovem Cientista é prorrogado

1 de setembro de 2011 - 18:03

Do MCT

Os candidatos ao XXV Prêmio Jovem Cientista têm até segunda-feira (5) para se inscrever. O prazo de inscrições, que terminaria nesta quarta-feira (31), foi prorrogado. A 25ª edição do prêmio oferece cerca de R$ 600 mil em prêmios, incluindo as bolsas de pesquisa oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

O prêmio é uma iniciativa do CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e empresas. Quatro categorias são premiadas: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional. Há ainda uma menção honrosa para um pesquisador com título de doutor que tenha se destacado por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio. Os orientadores das três categorias e as escolas dos três classificados do ensino médio são agraciados com laptops, como forma de estimular e reconhecer a cadeia de aprendizagem.

Na categoria Mérito Institucional serão premiadas as duas instituições – uma de ensino médio e outra de ensino superior – às quais estiver vinculado o maior número de trabalhos com mérito científico desenvolvidos por candidatos inscritos nas outras categorias.

O Prêmio Jovem Cientista foi criado em 1981 com o objetivo de incentivar a pesquisa no Brasil. A entrega da premiação é feita pelo presidente da República em exercício e reúne autoridades governamentais e os mais respeitados nomes da ciência brasileira.

Os temas escolhidos são sempre de interesse direto da população e buscam soluções simples e acessíveis para problemas encontrados em seu cotidiano. No ano passado, o prêmio recebeu 2.158 inscrições.

Regulamento, inscrições e mais informações no site do prêmio.

Números do PJC de 1981 a 2010

– 15.000 inscritos
– 158 pesquisas premiadas
– 3.300 instituições de ensino e pesquisa mobilizadas na divulgação
– 26.000 escolas de ensino médio mobilizadas na divulgação