UFC concede Título de Professor Emérito a Haroldo Cipriano Pequeno

31 de agosto de 2011 - 18:01

Da UFC

Foi entregue, na semana passada, o Título de Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará ao Prof. Haroldo Cipriano Pequeno, um dos fundadores da Escola de Agronomia do Ceará. Por motivo de força maior, o homenageado não pôde comparecer à solenidade e foi representado por seus filhos Mauro Pequeno, Cipriano Pequeno e Tarcisio Pequeno.

A história profissional de Haroldo se confunde com a Escola de Agronomia, onde ingressou, como estudante, em 1939. Para o Reitor Jesualdo Farias, “este título, na verdade, começou a ser construído e conquistado nas primeiras aulas que o Prof. Haroldo ministrou, ainda na década de 1940, quando lecionava as disciplinas de Matemática e Física no curso de preparação para o Vestibular, o chamado pré-agronômico”.

Prof. Haroldo Pequeno, ou Haroldinho, como é carinhosamente chamado por colegas e alunos, se notabilizou como professor de Eletricidade Prática, em laboratório que mantinha com paixão e zelo, e como o fundador e responsável pela Estação Meteorológica da UFC. O Reitor Jesualdo Farias enfatizou ser “imensurável” sua contribuição para os estudos da Meteorologia, e ressaltou o legado de “simplicidade, de ética, rigor e disciplina” que deixa aos seus discípulos.

Dizendo que daria o testemunho de alguém que conheceu de perto o Prof. Haroldo Pequeno, o Pró-Reitor de Administração, Luiz Carlos Uchôa Saunders, lembrou que o conheceu no curso preparatório ao vestibular de Agronomia e depois teve a satisfação de encontrá-lo em sala de aula, na Universidade. “Era do seu caráter essa entrega total ao ofício de professor em todas as horas do dia, até mesmo nas dedicadas ao lazer. Nas partidas de vôlei que disputávamos no intervalo das aulas, não era raro ele interromper abruptamente a atividade, no momento mais acirrado da disputa, porque chegara a hora precisa de voltar aos livros e cadernos de anotação”. O Prof. Luiz Saunders finalizou assegurando ter “muito orgulho” por ter sido seu aluno e, mais tarde, colega de departamento.

HISTÓRIA – Em 1946, após quatro anos de graduado, Haroldo Cipriano Pequeno foi nomeado Assistente de Professor da Escola de Agronomia onde, em 1948, prestou concurso público e foi efetivado. Com a incorporação da Escola de Agronomia à recém-fundada Universidade Federal do Ceará, em 1954, foi nomeado Professor Catedrático de Física Agrícola.

Professor por vocação e gênese, filho da Profª Amélia Pereira Pequeno, o agora Professor Emérito dedicou toda sua vida ao magistério, ensinando, também, na Faculdade Católica de Filosofia a disciplina de Física. Após 45 anos dedicados à Universidade, aposentou-se em dezembro de 1988, deixando na Instituição e entre seus alunos a marca da responsabilidade profissional. Em 1993, pesquisadores da Embrapa, seus ex-alunos, o homenagearam dando seu nome à Estação Agrometeorológica de Sobral.

Para agradecer a concessão e entrega do Título de Professor Emérito, falou em nome do Prof. Haroldo, seu filho, Cipriano Pequeno. “É com bastante emoção que recebemos esta homenagem. Hoje, com os filhos dentro do quadro da sua querida Universidade, tenho certeza de que nosso pai ficaria muito satisfeito em estar aqui e ser agraciado com essa honraria”, afirmou.