Funcap assina protocolo de colaboração com Digital Enterprise Research Institute

24 de agosto de 2011 - 17:52

A visita do Dr. Stefan Decker, diretor-presidente do Digital Enterprise Research Institute (Deri), um dos mais renomados Institutos de P&D em Web no mundo, ao Ceará rendeu bons frutos para o Estado. Na manhã de hoje, após sua apresentação, Decker e o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno, assinaram um protocolo de colaboração entre as duas instituições.

O diretor-presidente do Digital Enterprise Research Institute (Deri) e o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, assinam o protocolo de colaboração entre as duas instituições.

A ideia, segundo o presidente da Funcap, é enviar pesquisadores, estudantes e empresários cearenses para a Irlanda, a fim de conhecerem os projetos do Deri e de ampliar o desenvolvimento da área de Tecnologia da Informação e do Conhecimento (TIC) no Ceará. “Não basta lançar editais, nós precisamos fazer um trabalho mais sistemático e organizar melhor os setores produtivos, como o de TI”, ressaltou.

Durante sua palestra Decker explicou que a principal missão do Deri é explorar a semântica para pessoas, organizações e sistemas, permitindo que trabalhem de forma colaborativa em escala global. “O crescimento da Web trouxe mudanças significativas para a vida das pessoas, transformando radicalmente a forma como interações públicas e privadas acontecem. O impacto que a Intenet teve pode ser comparada com a introdução da imprensa no início da era moderna. Empresas, indivíduos, governo, ciência e sociedade estão muito mais ligados, em geral, que há apenas uma década”, salientou.

“Hoje, é possível trocar informações em um espaço virtual, independente das limitações físicas ou temporais. Essa riqueza de informações e de serviços disponíveis produziu novos desafios e oportunidades para a sociedade em todo o mundo. A descoberta, a integração e a exploração dessa gigantesca quantidade de informação se tornaram desafios importantes, que requerem estruturas que levem em conta a semântica. O Deri está assumindo esses desafios através da definição e da execução de uma agenda de pesquisa e de atividades de extensão destinada a facilitar colaboração entre pessoas, organizações e sistemas em escala global, usando tecnologias de Web semântica”, explicou o presidente do instituto.

Sobre Stefan Decker

Stefan Decker é Doutor em Informática pela Universidade de Karlsruhe, Alemanha, com pós-doutorado na Universidade de Stanford, Estados Unidos. Ele é pesquisador nas áreas de Banco de Dados e Inteligência Artificial, empreendedor e diretor-presidente do Digital Enterprise Research Institute (DERI).

Sobre o Deri

O DERI, sediado em Galway na Irlanda, é um dos mais renomados Institutos de P&D em Web no mundo com pesquisadores de mais de 40 países e projetos com recursos tanto de empresas privadas como da Comunidade Europeia.

Outras informações sobre Stefan Decker podem ser encontradas em http://www.stefandecker.org/ e, sobre o DERI, em http://www.deri.ie/.