Novas universidades e institutos federais abrirão 850 mil vagas

17 de agosto de 2011 - 17:48

Quatro universidades federais, 47 campi universitários e 208 novas unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Esses são os números da terceira etapa de expansão da educação superior, anunciados ontem (16) pela presidenta Dilma Rousseff.

A estimativa é de que sejam abertas 250 mil vagas para ingresso em universidades federais e 600 mil em institutos federais de educação, ciência e tecnologia até 2014.

As quatro universidades serão instaladas no Ceará, na Bahia e no Pará. Dos 47 campi previstos, 20 devem ser construídos até 2012 e outros 27 até 2014. Para executar o programa, o governo federal vai investir cerca de R$ 7 milhões por unidade de educação profissional e R$ 14 milhões em campus universitário.

No Ceará o Cariri foi a região contemplada com a instalação de uma nova universidade federal. A Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC) terá sede em Juazeiro do Norte e será instalada na atual estrutura do campus Cariri da Universidade Federal do Ceará (UFC). Outros quatro campi serão construídos em Barbalha, Crato, Icó e Brejo Santo.