Funcap lança edital FIT para empresários na FIEC

11 de agosto de 2011 - 17:46

Foi lançado ontem à noite, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o edital Fundo de Inovação Tecnológica (FIT). A chamada irá investir R$ 10 milhões para apoiar empresas privadas (pequenas, médias e grandes) e estatais no desenvolvimento de produtos, métodos e processos inovadores. O edital objetiva ampliar o índice de inovação tecnológica das empresas no Estado e aumentar a competitividade delas no Brasil e no mundo.

Segundo o presidente da Fiec, Roberto Macêdo, o edital representa uma oportunidade de aproximação do setor empresarial com o governo e com a academia. “A universidade deve estar dentro da empresa pesquisando. Nós empresários temos que nos conscientizar de maneira rápida de que sem inovar nós não sobreviveremos”, ressaltou.

O secretário-adjunto da Secitece, Almir Bittencourt, afirmou que inovação só se faz com participação de pesquisadores e da iniciativa privada e que educação e ciência são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da economia do Estado. Almir também destacou o baixo percentual de doutores presentes no Ceará. “Nosso Estado possui cerca de 24 doutores para cada 100 mil habitantes. A média nacional é de 40 doutores para cada 100 mil habitantes. Precisamos mudar essa realidade”.

Para o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, o problema não é mais de recursos para inovação, mas de qualificação de demandas. “Se houver demanda qualificada, nós financiaremos. Tragam projetos”, provocou. Tarcísio também lembrou que o protagonismo da inovação é da empresa, sendo academia e governo atores coadjuvantes. “A inovação é feita pela empresa com auxílio da academia, é o conhecimento em movimento”, afirmou.

Após as falas da mesa, o coordenador de inovação da Funcap, Augusto Guimarães, apresentou o edital ao público presente, composto por empresários e representantes da academia e do governo. A chamada está disponível no site da Funcap.