Projeto Cometa realiza observação pública na Praça do Ferreira

8 de agosto de 2011 - 17:43

Na última sexta-feira, a Praça do Ferreira, uma das mais tradicionais de Fortaleza, foi tomada por telescópios e binóculos. Tratava-se de um evento realizado pelo Projeto Cometa, iniciativa do Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF) que conta com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e objetiva popularizar, através de apresentações e observações telescópicas, a astronomia em escolas públicas, praças e comunidades no Ceará.

Quem passou pelo local observou astros como a Lua, Saturno, estrelas duplas e aglomerados estelares. Esse foi o primeiro evento do projeto em uma praça. Em 2011, duas escolas já foram visitadas pelo Projeto Cometa: a Escola Estadual Otávio Terceiro de Farias, em abril, e, em julho, o Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor José Neudson Braga.

Sobre o Projeto Cometa

O Projeto Cometa é uma iniciativa do Clube de Astronomia de Fortaleza que objetiva organizar palestras sobre astronomia e ciências afins e promover observações do céu com telescópios e binóculos em escolas e em locais públicos da capital e do interior do Estado. O projeto conta com apoio da Funcap através do Programa de Popularização da Ciência – Astronomia, Edital Funcap/CNPq 04/2010. Outras informações podem ser obtidas no blog http://projeto-cometa.blogspot.com/.