Cursos de licenciatura abrem 30 mil vagas para docentes da rede pública

3 de agosto de 2011 - 17:39

Trinta mil vagas para cursos de licenciatura com início no primeiro semestre de 2012 estão sendo oferecidas pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor Presencial. Os professores de educação básica da rede pública podem realizar a pré-inscrição até o dia 10 de setembro.

O Parfor é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que objetiva promover a melhoria da qualidade da educação básica. São ofertados cursos de primeira licenciatura para professores sem formação superior, de segunda licenciatura em área distinta da formação inicial para docentes com pelo menos três anos de atuação na rede pública de educação básica, e de formação pedagógica para professores em exercício graduados mas não licenciados.

Para saber quais as instituições de ensino superior, cursos e número de vagas estão sendo ofertados, bem como realizar sua pré-inscrição, os professores devem acessar a Plataforma Freire, sistema informatizado do MEC para gestão da formação. De 11 de setembro a 8 de outubro, as pré-inscrições devem ser validadas pela secretaria de educação estadual ou municipal à qual o professor estiver vinculado.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 616161, opção 7.