Estudante cearense conquista medalha de ouro na I Olimpíada de Matemática da Lusofonia

1 de agosto de 2011 - 17:27

O estudante cearense Carlos Henrique de Andrade Silva recebeu medalha de ouro na I Olimpíada de Matemática da Lusofonia, realizada em Coimbra, Portugal, entre os dias 20 e 31 de julho. Além dele, Gustavo Haddad Francisco e Sampaio Braga de São José dos Campos (SP), foi agraciado com medalha de ouro. Também receberam medalhas o cearense Davi Coelho Amorim de Fortaleza (prata) e o paulista Daniel Nishida Kawai de Atibaia (bronze).

A competição envolveu participantes de até 18 anos de seis países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor Leste. O Brasil foi representado por uma equipe de quatro estudantes vencedores da 32ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Uma comissão internacional selecionou os problemas entre os propostos pelos países participantes. Durante as provas, realizadas em dois dias consecutivos, os estudantes tiveram quatro horas e meia para resolver três problemas de matemática abrangendo disciplinas como Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Combinatória. As próximas edições competição deverão ser realizadas no Brasil (Salvador – BA) e em Moçambique respectivamente.

A participação brasileira na competição é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT– Mat).