Uece desenvolve projeto bilateral para suprir necessidades de comunidades rurais

25 de julho de 2011 - 17:21

Da Uece

O projeto bilateral entre pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade de Botswana (África Austral), voltado para a sustentabilidade alimentar e o suprimento de bioenergia de comunidades rurais situadas em áreas interioranas do Nordeste do Brasil e de Botswana, começou a ser desenvolvido. Três professores da Uece seguem para África no dia 17 de agosto para encontrar os quatro estudiosos da Universidade de Botswana envolvidos no projeto, que faz parte do Programa de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação com Países da África “PROÁFRICA” e dar início à pesquisa.

Com o tema “Sustentabilidade em Alimentos e Bioenergia em Comunidades Rurais – elaboração de estudos e diagnósticos comparativos no Brasil e Botswana”, o projeto é de autoria da professora Déa de Lima Vidal, coordenadora do Laboratório do Semiárido da Faculdade de Veterinária (FAVET-Uece). Ele está entre os 20 projetos brasileiros selecionados, recentemente, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para participar do PROÁFRICA. A cooperação entre os dois países vai viabilizar visitas de pesquisadores do Brasil a Botswana e vice-versa. O principal objetivo é obter uma melhor compreensão da agricultura local e dos sistemas de produção de produtos naturais inseridos nas economias rurais desfavorecidas de cada país, bem como, a identificação de áreas para produção sustentável de bioenergia com base no potencial dos serviços agroecológicos e do ecossistema nos espaços rurais marginais.

Segundo Déa Vidal, o paralelismo entre o modo de vida camponês do Sertão do Ceará nordestino e o das populações rurais do Deserto do Kalahari, em Botswana, na África, permite a visualização da convergência estabelecida entre essas duas áreas desfavorecidas do planeta. No projeto, serão enfocados os sistemas de conhecimento regional (endógeno) dos produtos florestais não-madeireiros economicamente utilizados e suas interações com outras atividades desenvolvidas por comunidades rurais em seus respectivos contextos sociais.

Os três professores da Uece permanecem na África até 30 de agosto. Integram a delegação os professores Luiz Cruz Lima do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Rui Carlos Barros da Silva do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas e Déa de Lima Vidal, coordenadora do projeto e membro do Mestrado Acadêmico em Logística e Pesquisa Operacional da UFC. Quatro pesquisadores da University of Botswana participam da iniciativa.

Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos telefones Vidal, (85) 3101-9932 ou (85) 3101-9850.