Estudante cearense conquista medalha de prata na 52ª Olimpíada Internacional de Matemática

22 de julho de 2011 - 17:20

O cearense João Lucas Camelo Sá (Fortaleza – CE) foi um dos agraciados com medalha de prata na 52a. Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), realizada em Amsterdã, na Holanda . Além dele, receberam medalhas de prata André Macieira Braga (Belo Horizonte – MG) e Henrique Fiúza do Nascimento (Brasília – DF). Outros três estudantes ficaram com medalhas de bronze: Débora Barbosa Alves (São Paulo – SP), Maria Clara Mendes Silva (Pirajuba – MG) e Gustavo Lisbôa Empinotti (Florianópolis – SC). Com esses resultados o Brasil ficou em vigésimo lugar entre os 101 países participantes.

Considerada pela Unesco como a competição mais importante da área, a IMO contou este ano com a participação de 564 estudantes entre 14 e 19 anos. O Brasil foi representado por uma equipe de seis jovens liderados pelos professores Nicolau Corção Saldanha (Rio de Janeiro – RJ) e Eduardo Tengan (São Carlos – SP).

Um comitê internacional elegeu os problemas que seriam resolvidos entre os propostos pelos países participantes. As provas foram realizadas em dois dias consecutivos abrangendo disciplinas como Álgebra, Teoria dos números, Geometria e Combinatória. Em cada dia os estudantes resolveram três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em 4 horas e meia de prova. A resolução destes problemas requer mais criatividade, engenho e habilidade em matemática do que conhecimentos e fórmulas aplicadas.

A participação brasileira é organizada através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) que conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT– Mat).