Grupo de teatro científico da Uece participa de mostra nacional

19 de julho de 2011 - 17:16

Da Uece

O grupo de teatro “Tubo de Ensaio”, da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizada no município de Itapipoca, a 130 km de Fortaleza, representará essa Instituição no V Ciência em Cena. A Universidade Federal de São Carlos de (UFSCar), na cidade de São Carlos, São Paulo, vai sediar o evento, que acontecerá, entre os dias 3 e 6 de agosto de 2011. O “Ciência em Cena” é um encontro de grupos de Teatro Científico, em atividade no Brasil há cinco anos, cujo objetivo é divulgar a ciência através das artes cênicas. A quarta edição do Ciência em Cena foi realizada em Fortaleza, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O “Tubo de Ensaio” levará na bagagem a peça “Ar vital! Quem o descobriu?” baseada no livro Oxigênio de Carl Djerassi, que narra o encontro fictício entre três cientistas, que se deslocam, com as respectivas esposas, a Estocolmo, capital da Suécia. Tudo acontece, em 1777, quando eles atendem a um convite do Rei, para resolver a seguinte questão: “Quem descobriu o oxigênio?”. As mulheres desempenham um papel de destaque na peça, revelando as suas vidas e as de seus maridos, em várias ocasiões. Através do olhar feminino, a peça Ar Vital! Quem o Descobriu? discute questões que envolvem o mundo da ciência: o reconhecimento público e a importância de ser o primeiro neste jogo de poder, conhecimento e vaidade.

De acordo com o autor, no Julgamento de Estocolmo, os três cientistas recriam as experiências que executaram, quando da descoberta do oxigênio, e tecem argumentos no sentido de que tal fenômeno seja a eles atribuído. Nessa versão da peça oxigênio, o grupo Tubo de Ensaio empregou sotaque nordestino e incluiu os personagens de Zidane, como carrasco, e Luiz Gonzaga, como a figura do rei.

“Tubo de Ensaio” é formado pelos estudantes do curso de Química da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), da Uece. Foi criado através do Projeto de Extensão Tubo de Ensaio daquela faculdade. O grupo é coordenado pelo professor Francisco Furtado, do curso de Química da FACEDI e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Química (LPQ). Para participar do evento na UFSCar, o grupo “Tubo de Ensaio” conta com o patrocínio e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROPEX) e da Pró-Reitoria Políticas Estudantis (PRAE) e da Reitoria da Uece. Para conhecer Grupo Tubo de Ensaio da FACEDI-Uece acesse: http://tubodeensaio1.blogspot.com/.

Durante quatro dias, a Universidade de são Carlos reunirá em seu Campus, artistas cênicos de vários locais do Brasil para mostrar seus trabalhos de teatro e vídeo de divulgação científica. De acordo com a programação, serão ofertadas aos participantes várias oficinas de atores, com o objetivo de preparar alunos iniciantes nessa arte e atores, que poderão um dia, quem sabe, fazer teatro e partir rumo ao estrelato.

Os grupos trabalham com uma linguagem inovadora, transmitindo conhecimento utilizando essa técnica não-formal de transmitir conhecimento. Ao mesmo tempo em que existe o entretenimento, conceitos sobre ciência estão em toda encenação teatral. Segundo Brecht: “O papel do autor dramático não se reduz a reproduzir, em sua obra, a sociedade de seu tempo. O principal objetivo quer pelo conteúdo quer pela forma é exercer uma função transformadora, que atue revolucionariamente sobre o ambiente social”. O educador Paulo Freire procurou promover a passagem da consciência ingênua para a consciência crítica e chamava a atenção de todos para a necessária resistência ao estado de paralisação mental e ao fortalecimento da possibilidade do sonho, pois afirmava que: “para se construir um novo mundo é preciso antes sonhá- lo”.