“Educação de qualidade desde os primeiros ciclos é fundamental para o desenvolvimento do país”, afirma Haddad

15 de julho de 2011 - 17:10

Da Agência Funcap
Por Giselle Soares

Goiânia – O penúltimo dia (14) da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) contou com a participação do ministro da Educação, Fernando Haddad. A conferência, intitulada “Integração entre graduação e pós-graduação” foi aberta pela presidente da SBPC, Helena Nader. O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, também esteve na mesa.

Haddad apresentou o Plano Nacional de Educação 2011-2020. Segundo ele, o objetivo é englobar todos os ciclos educacionais, desde a pré-escola até a pós-graduação. “É importante medir e acompanhar a proficiência das crianças em ciências básicas, leitura e matemática. São dimensões da educação que podem ser monitoradas para garantir que todas tenham uma expectativa de aprendizado satisfatória com a escola, independente da classe social”, afirmou o ministro.

Ele também destacou o engajamento da Capes em projetos relacionados à educação básica, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que concede bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura. “Nós queremos que a Capes continue dando atenção para programas importantes para a educação básica. Infelizmente, nós ainda temos um contingente considerável de professores que não frequentaram a universidade”, disse, lembrando a criação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, iniciativa do MEC em parceria com a Capes que oferece cursos de 1ª Licenciatura para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura para licenciados atuando fora da área de formação.

Além disso, o ministro enfatizou a necessidade de investir em mestrados profissionais para a área de educação, sobretudo em cursos voltados para o ensino, e lembrou que no Brasil, 56% dos professores de educação superior são mestres ou doutores e o Plano Nacional de Educação objetiva que até 2020, 75% do corpo docente das universidades devem ser compostos de profissionais pos-graduados.

Haddad finalizou seu discurso afirmando que a educação desde os primeiros passos é fundamental para o desenvolvimento tecnológico do país.