SBPC – Brasil deve investir na produção de semicondutores

12 de julho de 2011 - 17:07

Ministro Aloísio Mercadante ressaltou que apenas 20 países fabricam chips. Ainda este ano, Brasil começa a fabricar tablets.

Da Agência Funcap
Por GIselle Soares

Goiânia – No segundo dia de programação da 63ª Reunião Anual da SBPC, o ministro Aloizio Mercadante afirmou, em sua conferência “Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, que o país precisa investir mais na área de tecnologias da informação e da comunicação (TICs). “Atualmente, o Brasil é o terceiro maior mercado de venda de computadores no mundo, mas o valor agregado é muito baixo, pois a maioria dos componentes é importada. Precisamos dominar a produção de semicondutores. Hoje, apenas vinte países fabricam chips semicondutores. Sendo a 7ª economia do mundo, nós temos aque aprender a fazer isso”.

De acordo com Mercadante, ainda este ano o Brasil vai produzir os primeiros tablets. “Quatorze empresas já pediram licença para produzir tablets no país. O grande patrimônio que temos nesse momento é o nosso mercado interno. Dominando a produção de semicondutores, nós daremos um salto quântico na indústria de TI no Brasil”, disse o ministro.

O ministro também mencionou a criação de um programa específico para estimular a formação de engenheiros. Segundo ele, o Brasil forma um engenheiro a cada 50 pessoas que concluem o curso superior. Na Coreia do Sul, esse número é de um engenheiro para quatro graduados; e, no México, a relação é de um engenheiro para 20 graduados. “O nível de evasão nos cursos de engenharia é muito alto e o mercado está carente de profissionais”.

Um outro ponto citado pelo ministro foi a dificuldade em obter patentes no Brasil. Segundo ele, o país está em 13º lugar no ranking da produção científica mundial, mas ainda ocupa a 47ª posição no ranking global de inovação. “Precisamos criar uma cultura de patentes, principalmente nas empresas. Um dos maiores problemas que enfrentamos atualmente nesse sentido é a morosidade. Uma patente demora de sete a oito anos para ser aprovada aqui. Estamos dialogando com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) a criação de uma rede de analistas de patentes compostas por pesquisadores de diversas universidades brasileiras para acelerar o processo de obtenção. Precisamos sair dessa letargia”, finalizou.

Sobre a 63ª Reunião Anual da SBPC

A 63ª Reunião Anual da SBPC teve início ontem (10) e prossegue até sexta-feira (15). Entre as atividades que marcam a programaçao, estão 5.947 trabalhos de pesquisa e experiências de ensino-aprendizagem, 61 conferências, 80 mesas-redondas, 10 simpósios, sete sessões especiais, 80 micursos e cinco assembleias. Participarão do encontro 314 palestrantes de Goiás e 124 de outros estados. Mais informações: www.sbpcnet.org.br/goiania