Reitora e Vice-Reitor da Urca são empossados hoje, em Fortaleza

30 de junho de 2011 - 16:51

Da Urca

A Professora Antônia Otonite de Oliveira Cortez toma posse como Reitora da Universidade Regional do Cariri (Urca), às 16h30 de hoje, no Palácio da Abolição, em Fortaleza, juntamente com o Vice-Reitor, José Patrício Melo. A solenidade será presidida pelo Vice-Governador, Domingos Filho, e também contará com a presença do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, René Barreira, e o Reitor da URCA, Professor Plácido Cidade Nuvens, que deixa o cargo. Na próxima segunda-feira, dia 4 de julho, será realizada a transmissão de cargo, em cerimônia no Salão de Atos da Urca, a partir das 19 horas. A solenidade será acompanhada por pró-reitores, diretores de centro, coordenadores de cursos, familiares e amigos dos novos gestores da Universidade.

A Reitora foi nomeada no último dia 20, pelo Governador do Estado, Cid Gomes. É a primeira no cargo, eleita por consulta universitária, com 61, 48% dos votos da comunidade acadêmica, juntamente com o vice-reitor, Patrício Melo, ex-coordenador do Geopark Araripe. Ela afirma que terá como uma de suas prioridades o fortalecimento da instituição, com a implementação de novos cursos de mestrado, doutorado e graduação.

A reitora diz que uma das lutas da Universidade está relacionada a reposição de professores. Ela esteve como Vice-Reitora da administração Plácido Cidade Nuvens, que se encerra. Otonite classifica que este foi um momento de grandes conquistas para a instituição, principalmente com importantes melhorias na estrutura física. Destaca obras como o Restaurante Universitário, que fará um ano de funcionamento, e a Residência Universitária, prestes a ser inaugurada, além de mais de 300 bolsas de iniciação científica, estágios e bolsas de extensão para os alunos, com aporte financeiro da própria instituição.

Outras obras como a da sede do Geopark Araripe, Salão da Terra, Praça dos Coqueiros, reforma do Centro de Processamento de Dados da Urca, reforma e Ampliação do Museu de Paleontologia, construção da cantina do Crajubar, o início da obra do Ginásio Poliesportivo, dentre outras conquistas, são enfatizadas pela Reitora.

A Urca teve como primeira reitora, nomeada pelo então governador do estado Tasso Jereissati, Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau. Segundo Otonite esse foi o primeiro grande momento de conquistas relacionadas às melhorias da estrutura da instituição. Ela destaca, mesmo no cenário nacional das universidades brasileiras, que a Urca vivencia um momento positivo e de crescimento. São mais de 11 mil alunos, sete campi e três unidades descentralizadas, com presença em seis municípios e alunos de toda a macrorregião. Além disso, ressalta o papel social da Urca, com grande parte dos seus alunos provinda de escolas públicas.