Uece inaugura Núcleo de Pesquisa em Segurança em Computação em Nuvens

27 de junho de 2011 - 16:49

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) inaugura hoje (27), às 16h, o Núcleo de Pesquisa em Segurança em Computação em Nuvens. A criação do núcleo, que atualmente está alocado no Laboratório de Segurança de Dados da Uece, foi possível graças a um aporte de recursos no valor de quase R$ 3 milhões, oriundos da Dell, através da lei de informática.

O projeto inicial tem como foco principal as necessidades de segurança para que a computação em nuvens possa ser utilizada por órgãos governamentais. A pesquisa tem a colaboração de pesquisadores do Centro de Tecnologia da Informação (CTI) do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Dell, da Universidade de Quebec e Montreal (UQAM) e Georgia Tech.

A Uece receberá neste projeto professores e pesquisadores do Laboratório de Informática da Université Pierre et Marie Curie (LIP6), TU Munique, Universidade de Lisboa, Ecole Normale Supérieure, UFPE, UFRJ, UFAM, UFRGS e UFSC. Participam do projeto ss empresas Infineon, Twinteq, EtherTrust, Telecom ParisTech e Implementa. Dos Estados Unidos, virão professores e pesquisadores da Universidade da Califórnia, Florida Tech e Stanford.

Participam da inauguração na reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece) o presidente da Dell no Brasil, Raimundo Peixoto, o reitor da Uece, professor Assis Araripe, e o coordenador do laboratório, André Luiz Moura dos Santos.

Serviço

Inauguração do Núcleo de Pesquisa em Segurança em Computação em Nuvens

Local: Auditório Paulo Petrola da Reitoria, no Campus do Itaperi

Data: 27/06/2011

Horário: 16h