XI Conferência Anpei tem redes de inovação como foco

21 de junho de 2011 - 16:45

Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, diz que é preciso incrementar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento no País. Conferência segue até amanhã, no Centro de Convenções

Desde ontem, acontece em Fortaleza a XI Conferência Anpei de Inovação Tecnológica. Na abertura do evento, que conta com 1.500 participantes, o Ministro de Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, ressaltou a importância dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento do País. De acordo com ele, os ganhos com os royalties do Pré-Sal devem ser destinados à área. “Além disso, o Brasil precisa atrair projetos empresariais, que garantam como contrapartida investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Também estavam presentes na solenidade de abertura, o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Tarcísio Pequeno, e o secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira.

“Nós estamos trabalhando fortemente para criar novos fundos setoriais e, principalmente, para que os para que nos setores mais importantes da nossa industria haja mais pesquisa e desenvolvimento, e mais conteúdo nacional. Nós não podemos simplesmente aceitar a ideia de crescimento das importações como elas estão acontecendo. Quem quer ter incentivo fiscal, tem que produzir no Brasil e investir em pesquisa e desenvolvimento”, afirmou Mercadante.

Dentro do orçamento da pasta, de R$ 6,5 bilhões, estão previstas a criação de fundos setoriais e de uma rede de pesquisas que seja a “nova Embrapa” para a indústria, que deve começar a se desenhar nos próximos meses.