Conferência Anpei começa dia 20 de junho em Fortaleza

10 de junho de 2011 - 19:44

Da Secitece

Entre os dias 20 e 22 de junho, Fortaleza vai sediar a XI edição da Conferência Anual Anpei, um dos mais significativos eventos de debate e fomento à cultura de inovação no País. O evento é realizado em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece). A expectativa é reunir representantes de toda a cadeia da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação, do Brasil e do Exterior.

A escolha da capital cearense como local para a Conferência vem de encontro ao tema proposto “Redes de Inovação e Cadeias Produtivas”, uma vez que a realidade da conjuntura econômica cearense apresenta nos dois últimos anos uma tendência de crescimento superior ao da média brasileira.

De acordo com o secretário da Secitece, René Barreira, “a escolha do do Ceará para sediar um evento com o porte da XI Conferência Anpei certamente irá contribuir para fortalecer e solidificar a cultura da Inovação no Estado. Durante três dias, irá receber o que há de mais expressivo da produção de inovação tecnológica do país, uma honra e, certamente, um marco para o setor”.

A formação de cadeias produtivas está fortemente presente no Ceará e podem ser exemplificadas pelos anúncios recentes de investimentos da indústria da região, como a implantação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), no complexo industrial do Pecém, a assinatura recente do decreto de criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém, somados aos estudos para implantação de pólo petroquímico e de projeto de estaleiro na região.

Com essa movimentação dos investimentos das empresas para o Estado, a difusão da cultura de inovação será um ponto estratégico para a competitividade na indústria e um fator propulsor para o desenvolvimento econômico da região e, por consequência, do País.

Sobre o impulso que a Conferência Anpei dará à cultura da Inovação no Estado, René Barreira é otimista. “Temos a certeza de que a realização da Conferência em nosso Estado irá contribuir para dar um impulso na cultura da Inovação, fundamental para garantir a competitividade da indústria local e o desenvolvimento econômico da região, consagrando o Ceará como um pólo gerador de produtos e serviços inovadores”.

A XI edição da Conferência Anual Anpei conta ainda com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e da Fundação Edson de Queiroz.

Mais informações no site do evento: www.anpei.org.br/xiconferencia/