Balcão de Inovações Tecnológicas do Pecnordeste leva novas tecnologias aos agropecuaristas

10 de junho de 2011 - 19:44

Da assessoria da Pecnordeste 2011

Em 2011, a novidade do XV Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste) será o Balcão de Inovações Tecnológicas, de 14 a 16 de junho, no Bloco E, do Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza. O objetivo é apresentar aos produtores de alimentos, as tecnologias disponíveis e as condições de acesso, através do processo de incubação de empresas, bem como a apropriação dos recursos de subvenção econômica, que poderão ser reembolsáveis ou não.

Um dos organizadores do Balcão de Inovações Tecnológicas, André Siqueira, explica que o espaço vai apresentar algumas instituições e tecnologias já existentes, muitas vezes desconhecidas pelos produtores rurais. Por este motivo, foi montado um circuito para os visitantes, onde conhecerão de que forma atua cada instituição e como o produtor rural poderá se apropriar destes serviços.

“Percebemos que há uma distância entre a tecnologia e o produtor de alimentos, principalmente, no Ceará. Os brasileiros possuem a maior empresa de tecnologia agropecuária do mundo que é a Embrapa e os agropecuaristas, em muitos casos, não conhecem as suas ferramentas. Os produtores não sabem, por exemplo, que esta instituição disponibiliza o acesso a tecnologias já consolidadas” afirma Siqueira.

“A união de todas estas empresas refletirá no desenvolvimento tecnológico do campo, pois o Balcão oferece aos produtores rurais o conhecimento sobre o funcionamento e os mecanismos de incubação de empresas e o meio de acesso a estes benefícios e vantagens, além disso, as soluções tecnológicas já existentes estão ajustadas as demandas dos produtores”, ressalta o coordenador da Comissão Técnico-Científica do Pecnordeste, Jorge Prado.

Tecnologias consolidadas

O produtor rural vai encontrar, no Balcão de Inovações Tecnológicas, um ambiente onde serão apresentadas algumas dessas entidades de apoio e fomento ao desenvolvimento das novas tecnologias. Como exemplo, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e Transferência de Tecnologia (Proeta) que disponibiliza a transferência de tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa à iniciativa privada. O Programa contribui ainda para a geração de empresas de base tecnológica agropecuária e apóia a disseminação de uma cultura de inovação e empreendedorismo, com reflexos na geração de emprego e renda no campo.

A Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), também estará presente no Balcão de Inovações Tecnológicas, apresentando aos produtores rurais 15 patentes de doutores e doutorandos da Universidade Estadual do Ceará (UECE), voltadas para o agronegócio.

Instituições Incubadoras

Os produtores de alimentos terão a oportunidade de conhecer, também, sobre o funcionamento da Incubadora de Empresas do Instituto Centec (INTECE), que oferece ambientes planejados para o desenvolvimento das empresas. A incubadora disponibiliza a infraestrutura física, serviços de consultoria em gestão administrativa e operacional, o que facilita a intermediação entre as empresas incubadas e os potenciais investidores, como é o caso de instituições de ensino e pesquisa, governos, dentre outras.

O Parque de Desenvolvimento Tecnologico (Padetec) que funciona na Universidade Federal do Ceará (UFC), atua no sentido de contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado do Ceará, através da inovação e da criação de empresas de base tecnológica. Deste modo, o parque estimula a criação de empresas de base tecnológica e apóia o desenvolvimento de processos modernos e inovadores. Além disso, incentiva o desenvolvimento de novos produtos, oferecendo apoio técnico a pesquisadores. Outra vantagem é o assessoramento a empresas para a criação de produtos inovadores, dentre outras oportunidades.

O organizador do Balcão de Inovações Tecnológicas, André Siqueira, destaca que estas entidades irão mostrar suas ferramentas e o conceito de incubação de empresas e a maneira como poderão ser acessadas pelos produtores.

Fomento

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE), também irá participar do Balcão de Inovações Tecnológicas e vai apresentar as ferramentas que existem, atualmente, no apoio financeiro voltada para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias. “Essas entidades de fomento disponibilizam recursos, através de editais para a promoção do desenvolvimento tecnológico na forma de subvenção econômica” completa André Siqueira.