Plano de Ação para Ciência e Tecnologia é apresentado em audiência pública

9 de junho de 2011 - 19:42

O debate foi solicitado pela presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da AL

Plano de Ação para Ciência e Tecnologia é apresentado em audiência pública

Da Agência Funcap

Foi apresentado ontem, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, o Plano de Ação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Ceará 2011-2020. O debate, solicitado pela presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Casa, deputada Mirian Sobreira (PSB), foi conduzido pelo deputado Teodoro (PSDB). Segundo ele, o planejamento de ciência e tecnologia é vital para o desenvolvimento do Ceará e do País. “A erradicação da miséria só é possível com investimentos em educação”, afirmou.

O secretário-adjunto da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), professor Almir Bittencourt, destacou as diretrizes do plano, como a necessidade de se consolidar um sistema de ciência e tecnologia, a promoção de um conjunto de ações ligadas à inovação; a realização de projetos estruturantes no Estado, como a refinaria, a siderúrgica e as Zonas de Processamento de Exportações (ZPEs); e a promoção de ações relacionadas à sustentabilidade ambiental.

Ainda de acordo com Almir, é preciso investir mais na formação de doutores, principalmente nas áreas de ciência básica, e na melhoria da qualidade dos cursos de pós-graduação. “Hoje, no Ceará, apenas três cursos possuem conceito 6 na Capes. Precisamos mudar essa realidade”.

O presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, professor Tarcísio Pequeno, disse que esse é o momento propício para planejamento e diálogo entre as instituições. Ele destacou, também, a necessidade de criação de uma carreira de ciência e tecnologia para o Estado.

Participaram do debate o secretário da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), professor René Barreira, o deputado Lula Morais (PCdoB), o representante do Ibama, Benício de Melo Filho; o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE); o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da instituição da Universidade de Fortaleza (Unifor), Roberto Ciarlini; a vice-reitora da Universidade Vale do Acaraú (Uva), Palmira Soares; a diretora do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CENTEC), Geórgia Andrea Aguiar; além de representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Regional do Cariri (Urca) e de outras instituições de ensino superior e tecnológico.