Urca comemora 25 anos

8 de junho de 2011 - 19:42

Com informações da assessoria da Urca

A Universidade Regional do Cariri (Urca) completa hoje (08), 25 anos de criação. A instituição, que possui sede nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu e Santana do Cariri, atende a mais de 9 mil estudantes de cerca de 91 municípios do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre cursos de graduação, programas especiais e de pós-graduação lato sensu.

Criada pela Lei Estadual n.º11.191/86 e autorizada pelo Decreto Presidencial n.º 94.016, a Urca foi instalada oficialmente em 7 de março de 1987. Integra o Sistema de Ensino Superior do Estado, vinculada à Secretaria da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Secitece). Possui seis campi, três no município do Crato (Pimenta, São Miguel e São Francisco), dois no município de Juazeiro do Norte (Crajubar e Pirajá) e um em Santana do Cariri, onde funciona o Museu de Paleontologia, mostruário de uma das mais importantes reservas de fósseis do período cretáceo.

Atualmente, a universidade conta com 16 cursos regulares de graduação, três programas especiais de formação de professores, seis cursos sequenciais, um curso de Técnico em Enfermagem, dois mestrados profissionalizantes, diversos cursos de pós-graduação lato sensu e três unidades descentralizadas -UD, em Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.