Semana do Meio Ambiente é celebrada em Fortaleza

3 de junho de 2011 - 19:36

Na semana dedicada ao meio ambiente, o verde tomou conta de Fortaleza. Várias iniciativas foram realizadas para chamar atenção da população sobre a importância da preservação ambiental. As ações continuam no fim de semana.

Na quinta-feira (02), o diretor de Campanhas do Greenpeace no Brasil, o advogado Sérgio Leitão, esteve na cidade, a convite do vereador João Alfredo (PSOL), presidente da Frente Ambientalista da Câmara Municipal, para debater a atuação da sociedade na defesa do meio ambiente. Segundo ele, é necessário que a conscientização sobre a importância do meio ambiente seja iniciada ainda nas escolas, com iniciativas como campanhas para coleta seletiva, por exemplo.

A Assembleia Legislativa do Ceará também participou das celebrações. Na última quarta-feira (01), o presidente, deputado Roberto Cláudio (PSB), instalou a Conferência Regional do Meio Ambiente – A Caatinga e a Rio+20. “O desenvolvimento econômico precisa estar associado à preservação ambiental. O meio ambiente não é mais obstáculo, mas uma variável para o processo de longo prazo de desenvolvimento”, afirmou o deputado. O presidente da casa também destacou a necessidade de mais debates sobre o bioma caatinga, segundo ele, uma questão vital para o Ceará, pois o ecossistema abrange 90% do território do Estado.

Na segunda-feira (30) e na terça (31), foi realizado, pela Assembleia, o 3º Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP), com o tema “Economia verde: uma agenda nas esferas públicas e privadas”. Políticos, economistas e ambientalistas debateram a relação entre a sustentabilidade e o desenvolvimento. O encontro contou com a participação do ex-deputado federal Ciro Gomes, que comandou a palestra “Desenvolvimento sustentável e políticas públicas”.

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente e o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) promovem, desde o dia 1º, palestras sobre consumo consciente, implantação de ilhas de coleta seletiva, oficina de reaproveitamento de alimentos, blitz educativa, distribuição de mudas, apresentação teatral e exibição do documentário “Lixo Extraordinário”. As ações prosseguem até domingo (05).

Pensando nas crianças, o Zoológico Municipal Sargento Prata elaborou uma programação especial para o fim de semana, com exposição de fotos, dinâmicas, historinhas, desenhos, teatro de fantoche e pintura de rosto. O zoológico abriga cerca de 156 espécies, entre aves, mamíferos e répteis.